Maratona de Vitória reúne mais de 8,5 mil corredores e muda trânsito da capital

Foto: Divulgação

Provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km terão largada na Praça do Papa; evento exigirá mudanças no trânsito da capital.

Mais de 8,5 mil corredores devem participar da Maratona de Vitória nos dias 29 e 30 de agosto. A programação reúne provas de 5 km, 10 km, meia maratona de 21 km, maratona de 42 km e a Maratoninha Kids. As largadas e chegadas serão na Praça do Papa, na Enseada do Suá. A edição deste ano supera os cerca de 7 mil participantes registrados em 2025.

Segundo a organização, mais de 1,4 mil inscritos são de outros estados e também há participantes de países como Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. No sábado (29), as provas de 5 km e 10 km começam às 6h. A Maratoninha, destinada a crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, está prevista para as 16h. No domingo (30), os corredores dos 21 km e 42 km largam às 5h30.

A programação começa antes das corridas. Entre os dias 27 e 29 de agosto, a Praça do Papa receberá a Arena Pulse On, onde também será realizada a entrega dos kits aos atletas. O espaço terá palestras e atividades relacionadas a corrida, fisioterapia, nutrição, cardiologia e preparação esportiva. Entre os participantes da programação estão a corredora Cleusa Stofaleti, de 76 anos, e a advogada Karina Vaillant, que voltou às corridas depois de sofrer um atropelamento em 2022.

O crescimento do evento também terá reflexos na circulação de veículos. A Prefeitura de Vitória prepara uma operação especial para o domingo, quando será disputada a prova de 42 quilômetros. Nos acessos às ilhas do Boi e do Frade e em outras vias da região, será adotado um sistema de faixa reversível com circulação alternada de veículos, ciclistas e pedestres. A estratégia foi testada nos últimos meses para reduzir a necessidade de bloqueios totais durante a passagem dos corredores.

A Maratona de Vitória chega à nona edição e reúne diferentes distâncias no mesmo fim de semana. Além das provas individuais, o programa prevê desafios que combinam os percursos de 5 km e 21 km e de 10 km e 42 km. Os percursos das principais provas são homologados ou certificados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), conforme o regulamento da competição.

A edição de 2026 também terá premiação em dinheiro. A expectativa inicial divulgada em julho era alcançar até 10 mil participantes, mas o número atualizado informado pela organização é de mais de 8,5 mil inscritos. Algumas modalidades, entre elas os 21 km, 42 km, desafios e Maratoninha, já haviam esgotado as vagas antes da realização do evento.

Motoristas que precisarem circular pela Enseada do Suá e regiões próximas aos percursos nos dois dias devem considerar as alterações no trânsito e planejar os deslocamentos com antecedência. Os impactos mais significativos são esperados na manhã de domingo, durante as provas de 21 km e 42 km, que começam às 5h30.