Outubro Rosa: unidades de saúde de Vila Velha reforçam luta contra o câncer

Durante o mês de outubro, as 18 Unidades de Saúde de Vila Velha realizarão ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Serão ações sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), exames citopatológicos (de colo de útero), mamografias, testes rápidos para identificar DST´s, entre outras ações pontuais de cada Unidade de Saúde. O Centro de Especialidades Médicas (Cemas) também está envolvido, e nele serão realizadas as mamografias, que desta vez, não possui quantidade específica, serão realizadas quantas forem necessárias.

“Não estipulamos um número mínimo de mamografias e exames citopatológicos (conhecido como preventivo), como foi feito nas edições passadas. Hoje, a nossa estrutura comporta a realização e agendamento de todas as mulheres que forem acolhidas nas Unidades de Saúde”, disse a Secretária de Saúde, Andreia Passamani.

Em 2014, foram realizados 2400 exames citopatológicos, em 2015, a quantidade de exames ofertados foi de 5000. Lembrando que para a realização das mamografias e do exame citopatológico, as pacientes devem ser encaminhadas por uma das 18 Unidades de Saúde.

Todo o Centro de Especialidades foi decorado de rosa e preparado para receber as mulheres do município. Alguns prédios públicos também receberão iluminação especial, são eles: Sede da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Convento da Penha e o Teatro de Vila Velha. O centro de Convivência do Idoso do Parque de Cocal já está iluminado.

Outubro Rosa

O  Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, é promovida anualmente na cidade americana. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países.

Câncer de colo de útero – Também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima de 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.

Embora sua incidência esteja diminuindo, o câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres e levam a óbito no Brasil.

Câncer de mama – O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

2 Comentários

  1. I see You’re in reality a excellent webmaster. This web site loading
    pace is incredible. It seems that you are doing any unique trick.
    Also, the contents are masterwork. you have done a
    magnificent activity on this matter! Similar here: najlepszy sklep and also here: Dobry sklep

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.