
O evento reúne especialistas para debater o cenário, o desenvolvimento do setor e políticas para impulsionar o setor, abordando temas como energias renováveis, geração distribuída, cadeia do petróleo e gás, tecnologias e inovação para a transformação energética, financiamentos, entre outros.
A palestra de abertura será ministrada pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Luís Fernando Badanhan, que falará sobre o “Planejamento Energético Brasileiro – Perspectivas e Oportunidades”, destacando tendências e soluções para o setor energético brasileiro.
Importantes nomes do setor, como o diretor na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Phillip Hahn; o especialista em Regulação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Daniel Vieira; o gerente de Desenvolvimento e Comercialização de Negócios de Energia da BR Distribuidora, Rodrigo Calado; e o especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Luciano Gusmão Veloso; são palestrantes no evento.
“Nosso objetivo é apresentar o cenário do setor de energia no Brasil e no Espírito Santo, e colocar em debate temas que vêm sendo discutidos, como o aumento das fontes renováveis na matriz elétrica, o desafio ao estímulo da geração distribuída, etc”, destaca Tereza Romero, diretora do grupo que promove o evento.
Setor de Gás em pauta
O cenário e o desenvolvimento setor de Gás no Espírito Santo será tema de um painel no Fenergia. O assunto será apresentado pelo especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Luciano Gusmão Veloso, e pelo diretor da Gas Energy, Ricardo Pinto, com a coordenação do diretor da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), Júlio Castiglione.
A participação percentual do gás natural disponível no Espírito Santo em relação ao Brasil reduziu de 18,2% para 16,4% no ano de 2015 em relação a 2014. O setor também sofreu uma queda no consumo que chegou a 4,1% no período, segundo o Balanço Energético do Estado.
Oportunidades geradas pela Energia Renovável no caso de Pernambuco
Primeiro estado a abrigar um parque híbrido de energia renovável no Brasil, unindo a geração de energia solar com a eólica, o caso de Pernambuco será apresentado pelo secretário executivo de Energia do Estado, Pedro Cavalcanti. Juntos, duas usinas fotovoltaicas e um parque eólico são capazes de gerar 340 gigawatt-hora por ano, volume suficiente para abastecer 250 mil residências, sendo modelo de eficiência energética para todo o Brasil.
Cooperação Brasil-Alemanha
As perspectivas em relação à energia renovável no Brasil também serão apontadas pelo diretor na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Phillip Hahn, na palestra “A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Energético do Brasil”. O país europeu é hoje um dos que mais produz energia renovável, representando cerca de 30% da sua matriz energética. Desses, 13% é proveniente de energia eólia e 5,9% de solar fotovoltaica. No Brasil, a energia eólica representa 3,5% da matriz e a energia solar 0,01%, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética.
Segundo o Portal Brasil, as metas brasileiras para o acordo assinado em 2015 na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, objetivam ampliar de 28% para 33% o uso de energias renováveis (eólica, solar, biomassa e biocombustíveis) na matriz energética brasileira até 2030, além da energia hídrica.
Financiamento para o setor
Representantes do Banco do Nordeste e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) irão tirar as dúvidas dos participantes do Fenergia sobre “Financiamento para Eficiência Energética e Energias Renováveis”. Eles participam de um painel, às 11h15, que terá a coordenação do ES em Ação.
O evento começa às 8h, no auditório do Hotel Golden Tulip, em Vitória.
VIII Fórum Capixaba de Energia (Fenergia)
Data: 28 de novembro.
Horário: das 8h às 17h40.
Local: auditório do Hotel Golden Tulip. Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 635 – Enseada do Suá, Vitória-ES.
The next time I learn a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I imply, I know it was my choice to learn, but I truly thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about one thing that you would repair when you werent too busy searching for attention.
Thanks for your write-up. One other thing is that if you are advertising your property on your own, one of the concerns you need to be aware of upfront is when to deal with home inspection records. As a FSBO owner, the key concerning successfully shifting your property as well as saving money in real estate agent commission rates is know-how. The more you know, the easier your property sales effort is going to be. One area exactly where this is particularly important is information about home inspections.
Hi, I want to subscribe for this website to obtain most recent updates,
so where can i do it please assist.
That is a very good tip particularly to those new to the blogosphere. Short but very precise information… Appreciate your sharing this one. A must read article!
Hi, this weekend is good designed for me, as this point in time i am reading this impressive
informative post here at my residence.
What’s up, after reading this remarkable post i am too cheerful to share my experience here with colleagues.
Its like you read my mind! You seem to know so much about this,
like you wrote the book in it or something. I think that you could
do with some pics to drive the message home a little bit, but
other than that, this is wonderful blog. A fantastic read.
I’ll certainly be back.
Good day! Would you mind if I share your blog with my myspace group?
There’s a lot of folks that I think would really appreciate your content.
Please let me know. Thank you
Keep on writing, great job!
I really like it when individuals come together and share ideas. Great site, stick with it!
whoah this weblog is wonderful i love studying your articles.
Stay up the great work! You already know,
many people are hunting around for this information,
you could aid them greatly.