Fórum discute setor energético

forumenergia-gvnewsO evento reúne especialistas para debater o cenário, o desenvolvimento do setor e políticas para impulsionar o setor, abordando temas como energias renováveis, geração distribuída, cadeia do petróleo e gás, tecnologias e inovação para a transformação energética, financiamentos, entre outros.

A palestra de abertura será ministrada pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Luís Fernando Badanhan, que falará sobre o “Planejamento Energético Brasileiro – Perspectivas e Oportunidades”, destacando tendências e soluções para o setor energético brasileiro.

Importantes nomes do setor, como o diretor na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Phillip Hahn; o especialista em Regulação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Daniel Vieira; o gerente de Desenvolvimento e Comercialização de Negócios de Energia da BR Distribuidora, Rodrigo Calado; e o especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Luciano Gusmão Veloso; são palestrantes no evento.

“Nosso objetivo é apresentar o cenário do setor de energia no Brasil e no Espírito Santo, e colocar em debate temas que vêm sendo discutidos, como o aumento das fontes renováveis na matriz elétrica, o desafio ao estímulo da geração distribuída, etc”, destaca Tereza Romero, diretora do grupo que promove o evento.

Setor de Gás em pauta

O cenário e o desenvolvimento setor de Gás no Espírito Santo será tema de um painel no Fenergia. O assunto será apresentado pelo especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Luciano Gusmão Veloso, e pelo diretor da Gas Energy, Ricardo Pinto, com a coordenação do diretor da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), Júlio Castiglione.

A participação percentual do gás natural disponível no Espírito Santo em relação ao Brasil reduziu de 18,2% para 16,4% no ano de 2015 em relação a 2014. O setor também sofreu uma queda no consumo que chegou a 4,1% no período, segundo o Balanço Energético do Estado.forumenergia-repcap2

Oportunidades geradas pela Energia Renovável no caso de Pernambuco

Primeiro estado a abrigar um parque híbrido de energia renovável no Brasil, unindo a geração de energia solar com a eólica, o caso de Pernambuco será apresentado pelo secretário executivo de Energia do Estado, Pedro Cavalcanti. Juntos, duas usinas fotovoltaicas e um parque eólico são capazes de gerar 340 gigawatt-hora por ano, volume suficiente para abastecer 250 mil residências, sendo modelo de eficiência energética para todo o Brasil.

Cooperação Brasil-Alemanha

As perspectivas em relação à energia renovável no Brasil também serão apontadas pelo diretor na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Phillip Hahn, na palestra “A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Energético do Brasil”. O país europeu é hoje um dos que mais produz energia renovável, representando cerca de 30% da sua matriz energética. Desses, 13% é proveniente de energia eólia e 5,9% de solar fotovoltaica. No Brasil, a energia eólica representa 3,5% da matriz e a energia solar 0,01%, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética.

Segundo o Portal Brasil, as metas brasileiras para o acordo assinado em 2015 na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, objetivam ampliar de 28% para 33% o uso de energias renováveis (eólica, solar, biomassa e biocombustíveis) na matriz energética brasileira até 2030, além da energia hídrica.

Financiamento para o setor

Representantes do Banco do Nordeste e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) irão tirar as dúvidas dos participantes do Fenergia sobre “Financiamento para Eficiência Energética e Energias Renováveis”. Eles participam de um painel, às 11h15, que terá a coordenação do ES em Ação.

O evento começa às 8h, no auditório do Hotel Golden Tulip, em Vitória.

VIII Fórum Capixaba de Energia (Fenergia)

Data: 28 de novembro.

Horário: das 8h às 17h40.

Local: auditório do Hotel Golden Tulip. Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 635 – Enseada do Suá, Vitória-ES.

5 Comentários

  1. You’re in point of fact a good webmaster. The web site loading pace is amazing.
    It sort of feels that you’re doing any distinctive
    trick. In addition, the contents are masterwork.
    you’ve done a great job in this matter! Similar here: ecommerce
    and also here: Bezpieczne zakupy

  2. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Many thanks! You can read similar
    art here: Backlink Building

  3. Wow, awesome weblog layout! How long have you been running a blog for?
    you make blogging glance easy. The whole look of your web site
    is fantastic, as neatly as the content! You can see similar here najlepszy sklep

  4. Wow, fantastic weblog structure!
    How lengthy have you ever been blogging for? you made blogging glance easy.
    The entire look of your site is great, as well as the content material!
    You can see similar here prev next and it’s was wrote by Arlene79.

  5. Wow, incredible blog layout!
    How lengthy have you been blogging for? you make running a blog glance easy.
    The total look of your website is fantastic, as smartly as the content material!
    You can see similar here prev next and that was
    wrote by Kirstie95.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.