Os donos da casa são os primeiros a se classificarem para as oitavas de final da Copa do Mundo. A Rússia venceu o Egito por 3 a 1 nesta terça (19), em São Petersburgo, e chegou a 6 pontos. Ela pode até ser ultrapassada pelo Uruguai, que tem três pontos e joga contra a Arábia Saudita nesta quarta (20), mas está garantida pelo menos em segundo lugar no grupo.
A derrota não elimina os egípcios, mas eles dependem de uma vitória da Arábia Saudita sobre o Uruguai amanhã, em um resultado que, se acontecer, é considerado uma zebra.
Já o Japão abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo. O zagueiro colombiano Carlos Sanchez tocou com o braço uma bola que iria em direção ao gol e o árbitro, além de marcar o pênalti, expulsou Sanchez e a Colômbia passou a ficar com dez homens em campo.
Kagawa, aos 6 minutos, cobrou a penalidade e o Japão saiu na frente.
O time colombiano conseguiu empatar aos 39 minutos, quando Quintero cobrou uma falta, os zagueiros saltaram esperando um chute pelo alto mas a bola foi rasteira e surpreendeu o goleiro Kawashima. O árbitro de vídeo confirmou que a bola realmente entrou.
No segundo tempo, a Colômbia botou em campo James Rodriguez, o artilheiro da Copa 2014 com 6 gols, mas não conseguiu sucesso.
O Japão, com o veterano Okada, aproveitou a vantagem numérica em campo e aos 73 minutos fez, de cabeça, o segundo gol japonês.
Final, Japão 2 Colômbia 1.
A terceira seleção vitoriosa do dia foi o Senegal com uma vitória – 2×1 – contra a Polônia. A equipe africana volta à Copa depois de 16 anos ausente. No primeiro gol, a bola desviou em um zagueiro e tirou o goleiro do lance. No segundo, o camisa 10 do time europeu, Krychowiak, fez um recuo inesperado para a defesa, o que beneficiou o oportunismo e velocidade de Niang, autor do gol. O gol da Polônia saiu em cobrança de falta, a bola foi jogada na área e Krychowiak, que havia errado no segundo gol senegalês, cabeceou bem, no contrapé do goleiro N’Diaye. Com a vitória, Senegal fica empatado com o Japão na primeira colocação do grupo H, ambos com 3 pontos, dois gols feitos e um sofrido.
A Polônia se junta à Colômbia na parte inferior da tabela. As duas seleções se enfrentam no domingo (24). No mesmo dia, o Senegal joga contra o Japão.