12 dicas para sobreviver ao fim de uma relação amorosa

Imagem de Armando Orozco por Pixabay
Exclua o número, as fotos e deixe de ser amigo nas redes sociais, se livre de gatilhos.

A sua relação acabou e viver sem a pessoa amada está difícil. Sua cabeça vai e volta nas lembranças e nos momentos felizes que passaram juntos. Você se sente culpada pelo fim e procura uma razão ou motivo para que isso tenha acontecido, sua vida se resume em pensar nisso 24 horas.

É complicado aprender a viver assim, sem a pessoa amada e entender que aquele que amas não sente o mesmo por você. Tudo agora, será um exercício para saber lidar com o amor próprio.

Se sua relação acabou e você não sabe como superá-la, o site de relacionamento Meu Rubi, preparou uma lista com várias dicas. Não estamos aqui para impor regras e nem que nossas dicas valerão para você. Mas, se permita passar pelo fim da melhor maneira possível.

  1. Se você está aqui, é porque não está lidando bem com o fim. Por isso, a primeira dica que damos é: aceite sentir a dor. Quem ama sofre com o fim, saber que não se é amado por quem amamos é dolorido e requer muita reflexão.
  2. Deixe a dor fluir: não se culpe por estar sofrendo a algum tempo, a recuperação só é alcançada através do sofrimento, sinta ela da sua maneira.
  3. Não faça comparações: pare de achar que você jamais vai amar alguém como o amou. Amores são sentidos de forma diferentes e em diferentes intensidades, cada parceiro é amado de uma forma.
  4. Nada é eterno: esqueça as ficções e os contos de fada românticos, nele aprendemos que o amor verdadeiro é para o resto de nossas vidas. Aprenda que o amor é mutável, viva ele enquanto você o sentir, e o viva da melhor maneira.
  5. Expectativas: é bom ter sonhos com a pessoa amada, mas, faça sonhos para este momento que vocês estão vivendo. Não crie uma vida inteira ao lado da pessoa, por que se suas expectativas não forem alcançadas, o sofrimento e a recuperação serão bem maiores.
  6. Recalcule a rota: Seu coração foi partido e seus sonhos destruídos. Você foi tirada da sua zona de conforto e anda perdida sobre o que fazer de agora em diante. Encare sua situação, sua relação acabou, isso é um fato, então comece a traçar novos planos. Descubra quais seus planos.
  7. Desafie-se: As coisas já não andam como você deseja e sua zona de conforto foi rompida. Porque não pegar esse momento e se desafiar a fazer coisas que sempre quis, porém, não tinha coragem. Abra seu negócio, se inscreva numa academia ou comece uma aula de cerâmica, se desafie.
  8. Saia: aproveite este momento e faça as coisas que lhe der vontade. Vá a bares, festas, beba e beije na boca, está tudo bem fazer isso, só não ache que essa será a solução para seus problemas.
  9. Ego X paz: não meça sentimentos. Deixe de se importar com questões como “quem amou mais” ou “o que fizemos de errado”, isso não vai te levar a nada. Foque em como você deseja estar daqui para frente, se importando com um fato que não terá mudança ou procurando a melhor maneira de se sentir em paz consigo mesmo.
  10. Se movimente: Faça exercícios, caminhe, corra, pratique esportes. Faça atividades que irão fazê-lo se movimentar e assim liberar a endorfina que é o hormônio da felicidade. Deixe a natureza a favor de sua alegria.
  11. Auto Respeito: para de ser um masoquista emocional. Não trate com amor, quem lhe tratou como lixo. Dê se o valor, buscar atenção de quem não quer nada com você é triste e doentio. Se ame para que você possa ser amada.
  12. Medidas extremas: Se você não consegue esquecer ele e vive olhando as fotos, redes sociais e até tentando puxar uma amizade, serei direta. Você quer parar de sofrer mesmo? ou você gosta de sentir pena de si mesmo? Caso a resposta seja não, tome medidas que parecem extremas. Deixe o passado para trás, exclua seu contato, suas fotos e deixe de ser seu amigo nas redes sociais. Se livre desses gatilhos. Se permita ser feliz.