Serra abre programação do Agosto Lilás com foco em atendimento integrado e capacitação de mulheres

Imagem: Divulgação

A Prefeitura da Serra deu início às atividades do Agosto Lilás, campanha voltada ao combate à violência contra a mulher e à divulgação de direitos. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), o calendário de ações começou com uma blitz educativa em Laranjeiras, distribuindo materiais informativos sobre os canais de denúncia e a rede de apoio disponível no município.

As iniciativas do mês integram uma estrutura permanente de atendimento que funciona durante todo o ano, conectando áreas de assistência social, saúde, segurança pública, educação e justiça. Além do acolhimento emergencial, o programa municipal foca no desenvolvimento da autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo cursos de qualificação profissional, oficinas e suporte para a inserção no mercado de trabalho.

O suporte direto às vítimas é centralizado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramvis), responsável por prestar assistência psicológica, social e orientação jurídica de forma gratuita. A rede comunitária também conta com os espaços conhecidos como Casas da Rosa, nos bairros Feu Rosa e Jacaraípe, que promovem atividades de convivência e capacitação contínua.

Na área de segurança, a Patrulha Maria da Penha, mantida pela Guarda Civil Municipal, completa um ano de funcionamento contínuo. O serviço realiza monitoramento e visitas preventivas tanto para mulheres que possuem medidas protetivas concedidas pela Justiça quanto para aquelas acompanhadas pelos serviços sociais do município.

A programação ao longo do mês inclui palestras orientativas em empresas, turmas de capacitação profissional no Cramvis, a realização do 5º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e edições do programa Serra+Cidadã. Uma ouvidoria itinerante também percorrerá Unidades de Saúde, CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares para mapear demandas locais e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.