Jacaré-de-papo-amarelo é tema de ação ambiental no Parque Botânico Vale

O Instituto Marcos Daniel (IMD), em parceria com a Vale, promove neste sábado (8) o evento “Meu Vizinho Jacaré”, no Parque Botânico Vale, em Vitória. A programação é gratuita e aberta ao público, das 9h às 16h, no anfiteatro do parque.

As atividades serão conduzidas pelo Programa Caiman, que desenvolve ações de conservação do jacaré-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção e presente em áreas urbanas da Mata Atlântica capixaba. A iniciativa inclui trilha para observação, oficinas interativas, pintura de rosto e experiências de educação ambiental. Algumas atividades terão vagas limitadas, com inscrições no local.

De acordo com o presidente do Instituto Marcos Daniel, Yhuri Nóbrega, o jacaré-de-papo-amarelo é considerado uma espécie-chave na manutenção dos ecossistemas da Mata Atlântica. Sua presença contribui para o equilíbrio de cursos d’água e áreas florestais, favorecendo outras formas de vida.

Nóbrega ressalta que a expansão urbana reduz o habitat desses animais, que continuam presentes em fragmentos naturais ainda existentes na Grande Vitória. O evento busca aproximar a população desse processo e incentivar a preservação.