Dezoito municípios capixabas receberão câmaras refrigeradoras de vacinas

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) vai entregar câmaras refrigeradoras para o acondicionamento de vacinas para 18 municípios do Estado.  Os equipamentos foram adquiridos com recurso federal para dar maior qualidade na conservação das vacinas e aperfeiçoar o trabalho de imunização nos municípios.

As vacinas demandam cuidados especiais, uma vez que são produtos que possuem alta sensibilidade às alterações de temperatura e à luz. Assim, devem ser armazenadas e monitoradas adequadamente para manter a eficácia e potência, ou seja, sua capacidade de resposta imunológica.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, as câmaras são específicas para armazenamento de vacinas e mantém a temperatura estável na faixa mínima de +2ºC a máxima de +8ºC.

“São câmaras modernas que possuem bateria para o caso de queda de energia e também contam com discadora na memória para, no caso do fim da bateria, acionar por celular o responsável pelo monitoramento da câmara. Com isso, evita-se perdas de vacinas”, explicou Danielle Grillo.

Os municípios contemplados são Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Ibiraçu, Conceição do Castelo, Itarana, Laranja da Terra, Pedro Canário, Ponto Belo, Vila Pavão, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Vargem Alta.