Reinaldo Domingos*
Em 31 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Poupança, data de conscientização sobre a importância de preservar recursos para o futuro. Sete em cada dez brasileiros não conseguiram guardar dinheiro em agosto, segundo o SPC Brasil.
Para muitos poupar é algo considerado impossível, por conta das dificuldades financeiras agravadas com a crise e o aumento de preços de produtos e serviços essenciais. Fatores externos realmente atrapalham, mas quando falamos de poupar para conquistar sonhos, é preciso abandonar tomar atitudes e fazer o que está ao nosso alcance para mudar a situação.
Por isso, veja esses cinco passos para que você possa começar a poupar:
1- Estabeleça seus sonhos
Hábitos saudáveis dependem diretamente da vontade de realizar sonhos – aqueles desejos esquecidos, às vezes quase abandonados, mas que são muito importantes para cada um de nós. Ter objetivos traçados é um estímulo para poupar todos os meses e realizar o que se deseja sem entrar em endividamentos e comprometer boa parte da renda com dívidas, o que pode levar à inadimplência.
2- Converse com a família
Para poupar, será preciso que todos na família, inclusive as crianças, mudem seu comportamento no que diz respeito ao desperdício e aos gastos extras. Portanto marque uma conversa com todos, não sobre redução de gastos e sim sobre sonhos a serem realizados. Fale abertamente e estabeleça ao menos um sonho coletivo, algo que todos da casa desejam, como uma viagem ou uma reforma.
3- Coloque os objetivos no papel
Escreva esses sonhos e procure saber o quanto custará para realizar cada um deles. Tendo em mente quando (daqui há quantos meses ou anos deseja realizar) você saberá o quanto precisará poupar mensalmente para todos eles simultaneamente. Isso nada mais é do que fazer um planejamento.
4- Saiba onde economizar
Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias (ou 90, caso tenha renda variável). Anote todos os seus gastos, tanto os grandes quanto os pequenos, separando por tipo de despesas (como “refeições fora de casa”, “supermercado” e “celular”, por exemplo). Analise quais gastos pode reduzir ou eliminar para poupar. Converse com as crianças para que elas economizem água e energia elétrica e conservem seus materiais escolares e brinquedos.
5- Poupe primeiro, gaste depois
Poupar dinheiro para realizar sonhos é algo que com certeza mudará completamente a sua relação com as finanças. Portanto, quando receber seu salário, reserve a quantia necessária para os seus objetivos e readéque o seu padrão de vida. Assim você abandonará hábitos de consumo exagerados e inconscientes e passará a ser alguém que realiza sonhos constantemente.
*Reinaldo Domingos é Doutor em Educação Financeira.
Faça um comentário