Após notificar 23 embarcações em julho nas praias da Costa, do Ribeiro e de Itapuã, a Secretaria de Agricultura e Pesca de Vila Velha (Semap) inicia nesta terça-feira (14/10/2025), às 8h30, a segunda fase da operação com a remoção das que não foram regularizadas. Os proprietários tiveram inicialmente 20 dias para adequação, prazo posteriormente estendido para 40 dias.
A ação conta com apoio da Coordenação de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, além das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e da Guarda Municipal. As embarcações foram notificadas por estarem abandonadas ou em desacordo com as normas municipais, representando riscos ao meio ambiente, à segurança pública e ao ordenamento da orla.
Na Praia da Costa, nove embarcações foram notificadas; no Ribeiro, quatro receberam notificação e duas já foram apreendidas; em Itapuã, outras 10 foram identificadas como irregulares. De acordo com o subsecretário de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos, muitas delas apresentavam riscos sanitários e comprometiam a organização da orla Canela-Verde.
As embarcações que permanecerem irregulares após o prazo concedido serão removidas e levadas ao depósito da Gerência de Posturas. A operação faz parte de um esforço contínuo da prefeitura para garantir o uso ordenado do espaço público nas áreas litorâneas do município.
