A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) suspendeu mais de 1 mil bolsas dos programas de iniciação científica e extensão da instituição. A suspensão das mais de mil bolsas acontece após o anuncio do corte de mais de cinco mil bolsas feito pelo Governo Federal e é reflexo dos cortes e bloqueios orçamentários impostos pelo Governo Federal às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A universidade informou que para o pagamento dessas bolsas suspensas era necessário um investimento de, aproximadamente, R$ 500 mil. De acordo com a universidade, as bolsas do Programa Integrado de Bolsas (PIB) são vinculadas aos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Paepe) I e II, à Iniciação Científica e à Extensão.
Confira o comunicado
“Em função dos cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Administração Central da Ufes torna público, com muito pesar e indignação, ter sido obrigada a tomar a decisão de suspender as bolsas do Programa Integrado de Bolsas (PIB) da Ufes, o que inclui as bolsas vinculadas aos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Paepe) I e II, à Iniciação Científica e à Extensão.
A Administração Central afirma que não houve outra alternativa, tendo em vista que não há garantias quanto à execução orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional e sobre o qual a Universidade fez seu planejamento para o ano de 2019.
O Programa Integrado de Bolsas (PIB) da Ufes é uma política exitosa, que há décadas contribui para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por entender que essa política é fundamental para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social, a Administração Central da Ufes destaca que trata-se de uma medida extrema.
A Administração Central reitera que continuará empenhada em negociar a recomposição do orçamento da Universidade junto ao Governo Federal, de forma a retomar o Programa.
Esta medida não afeta o pagamento dos auxílios estudantis concedidos aos estudantes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes)”.