
Com testes em vias públicas, rede japonesa aposta em tecnologia autônoma para revolucionar o varejo de conveniência e atender idosos e áreas inclinadas.
A Seven-Eleven Japan Co. está dando um passo ousado rumo ao futuro da conveniência ao testar, nas ruas de Tóquio, um serviço de entrega feito por robôs autônomos. A iniciativa visa enfrentar a crescente escassez de mão de obra no setor de logística, além de atender uma população cada vez mais envelhecida que enfrenta dificuldades para realizar compras presenciais.
O projeto-piloto está sendo realizado em Hachioji, bairro do oeste da capital japonesa, com quatro robôs operando a partir de duas lojas da rede. Os pedidos podem ser feitos via app ou site do serviço 7NOW, e as entregas custam 330 ienes (cerca de R$ 11), com funcionamento diário das 9h30 às 20h.
Tecnologia de ponta a serviço da população
Os robôs foram desenvolvidos em parceria com a startup Lomby Inc. e a tradicional Suzuki Motor Corp. Equipados com oito câmeras, sensores e monitoramento remoto, os dispositivos trafegam de forma autônoma a até 6 km/h, reconhecendo sinais de trânsito, pedestres e obstáculos.
Após o pedido, os funcionários da loja embalam os itens em um compartimento do robô. No local de entrega, o cliente apresenta um QR Code no celular para liberar o conteúdo. É possível optar pela entrega direta nas mãos ou via abertura automatizada do robô.
O sistema cobre um raio que abrange mais de 10 mil residências, e o período de testes se estende até fevereiro de 2026. A Seven-Eleven afirmou que escolheu propositalmente uma área com ladeiras e população idosa para entender os desafios reais do uso cotidiano antes de uma implementação em larga escala.
Resposta à crise de entregadores e ao envelhecimento populacional
Com o envelhecimento acelerado da população japonesa e a explosão do comércio eletrônico, empresas enfrentam sérios desafios logísticos. A falta de entregadores é uma das principais barreiras. Só em 2023, o Japão viu o número de motoristas de entrega diminuir em mais de 10%, segundo o Ministério do Trabalho japonês.
A Seven-Eleven busca se antecipar a essa crise com soluções tecnológicas. A empresa já projeta faturar 120 bilhões de ienes (cerca de US$ 836 milhões) com o 7NOW até o fim do ano fiscal de 2030.
Desde que a Lei de Trânsito Rodoviário foi revisada em abril de 2023, robôs de entrega autônomos foram liberados para operar em vias públicas, desde que devidamente cadastrados pelas empresas junto às autoridades locais. Isso abriu caminho para uma corrida tecnológica entre gigantes do varejo e da tecnologia.
Concorrência acelera desenvolvimento de entregas robóticas
Além da Seven-Eleven, outras empresas já embarcaram na tendência. Em novembro de 2024, a Panasonic Holdings realizou entregas com robôs da rede de fast food Yoshinoya, usando pedidos feitos pelo app Demae-can, na cidade de Fujisawa, em Kanagawa.
A Rakuten Group Inc., uma das maiores plataformas de e-commerce do país, também lançou um serviço experimental para entregas de cafés Starbucks e produtos da rede FamilyMart em Tóquio.
A expectativa é que a adoção dos robôs cresça nos próximos anos, especialmente em regiões suburbanas e com alto índice de idosos, como forma de garantir o acesso a produtos básicos com rapidez, segurança e baixo custo.
Com os testes em andamento e as regulamentações ajustadas, o Japão se firma como um dos líderes globais no uso de robôs autônomos para entregas urbanas — uma revolução silenciosa que já começa a transformar o cotidiano nas calçadas de Tóquio.