Procon atualiza sistema de informática

Durante os dias 31 de agosto, 1º e 02 de setembro, o sistema informatizado de atendimento, do Ministério da Justiça, utilizado pelos Procons do Estado, passará por um processo de atualização tecnológica e migração dos dados. O objetivo é melhorar o desempenho do sistema, além de garantir a integridade dos dados e a segurança da informação.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) permite a instrução dos procedimentos de atendimento e reclamação dos consumidores, que integram um banco de dados nacional, garantindo transparência nos procedimentos e agilidade no atendimento à população. Tais informações se configuram em amostra bastante qualificada das diversas demandas e reclamações de consumidores levadas diariamente aos órgãos de defesa do consumidor.

Esse banco de dados é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem, cada dia mais, o relacionamento com os seus clientes. Atualmente, o Sindec consolida informações de mais de 363 Procons, em 27 Unidades da Federação.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, informa que 14 bases já foram migradas nos Procons do País e, neste mês, atendendo à agenda do Ministério da Justiça, será realizada a atualização do sistema no Espírito Santo, no Rio Grande do Sul e no Pará.

“Já comunicamos a todos os responsáveis pelos Procons Municipais integrados ao sistema sobre a atualização tecnológica do Sindec para a versão 1.6. Durante os três dias de migração vamos atender de forma mais próxima à realidade que a migração permitir, por meio de uma ficha de atendimento, que integrará o sistema, quando disponível. Esse material também foi enviado aos Procons, como sugestão, para que os atendimentos não sejam interrompidos”, explica Denize.

Para ser atendido, o consumidor deverá apresentar a Carteira de Identidade, o CPF e os documentos que comprovem a reclamação como nota fiscal, ordem de serviço, boletos, faturas, contrato, dentre outros.

1 Comentário

  1. Great blog post. Some tips i would like to bring up is that laptop memory must be purchased when your computer still cannot cope with anything you do along with it. One can put in two RAM boards having 1GB each, for example, but not certainly one of 1GB and one of 2GB. One should look for the maker’s documentation for one’s PC to ensure what type of memory is essential.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.