A Prefeitura de Vitória anunciou a construção de um Centro de Inteligência Municipal (CIM) para concentrar todos os serviços de monitoramento da capital. Ele deverá ficar em Goiabeiras e controlar os semáforos, as câmeras de videomonitoramento, a coleta de lixo, a balneabilidade das praias, a quantidade de chuvas, além de alertas da Defesa Civil.
O investimento é R$ 47 milhões. Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O município construirá a edificação, que deverá ser inteligente e sustentável, com o reaproveitamento de água de chuva e utilização de energia solar. O local funcionará 24 horas.
O CIM vai produzir leituras da cidade que vão subsidiar decisões rápidas em caso de desastres naturais, por exemplo. Atualmente, esses serviços de monitoramento são feitos isoladamente nas secretarias municipais. Com esse projeto, passarão a ser integrados.
“Estamos em fase de projeto do prédio. A ideia é concentrar dados da cidade em tempo real, em um só lugar, o que facilita a tomada de decisões. Em caso de roubo de veículos, por exemplo, o cerco eletrônico será acionado e os tempos dos semáforos poderão ser programados para evitar a fuga dos bandidos. Pelo aplicativo Vitória Online, poderemos disparar mensagens aos moradores para utilizar outras vias para fugir de engarrafamentos, por exemplo”, explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia, Márcio Passos.
De acordo com a prefeitura, a licitação do Centro de Inteligência deve ser realizada ainda neste ano. Após a assinatura da ordem de serviço com a empresa escolhida para as obras, a previsão de tempo de obra da edificação é de 14 meses.