A Prefeitura da Serra está realizando um conjunto de intervenções e obras destinadas a promover a dinamização da economia e a qualificação dos espaços públicos da região de Serra-Sede. As intervenções contemplam a instalação de iluminação de Led em ruas e avenidas e as construções dos novos prédios do IPS e do Centro Administrativo.
A Secretaria de Serviços (Sese) já está trabalhando na modernização da iluminação pública. Quem transita pelas principais ruas e avenidas de Serra-Sede já pode notar a eficiência do sistema de iluminação de Led. Ao todo, aproximadamente, 350 luminárias Led de 200W, 100W e decorativa Led de 100W serão instaladas, de acordo com a necessidade da região.
Para o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, investir em iluminação pública é investir também em segurança. “O investimento em iluminação também é prioridade em nossa gestão”.
As trocas das lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led estão sendo executadas nas vias: Avenida Getúlio Vargas; Rua Dom Pedro II; Rua Princesa Isabel; Rua Maestro Antônio Cicero; Travessa Maestro Antônio Cicero; Rua Domingos Martins; Avenida Jones dos Santos Neves e parte das ruas Campinho; Maestro Manoel Xavier e Avenida Cassiano Castelo.
Novo prédio do IPS
O Instituto de Previdência dos Servidores (IPS) da Serra vai ganhar nova sede. O novo prédio será construído no mesmo local onde já funcionava o órgão. O projeto arquitetônico revela que o espaço será 100% acessível. Elevadores, rampas, banheiros, placas, entre muitos outros, vão permitir que qualquer cidadão tenha acesso à nova sede do instituto
Além disso, placas fotovoltaicas vão ser instaladas na sede do Instituto, o que vai garantir que a conta de energia seja reduzida em 80%. No momento, o IPS está atendendo na sede provisória, que fica no prédio anexo à Prefeitura da Serra, onde funcionava a Defensoria Pública do Estado.
Novo Centro Administrativo
A Prefeitura da Serra vai construir um novo centro administrativo, em Serra-Sede, atendendo a uma agenda positiva proposta pelos comerciantes locais. O projeto arquitetônico propõe soluções sustentáveis. A nova edificação vai melhorar a fluidez e o acesso e funcionamento de serviços.
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou que os espaços para trabalho interno e atendimento ao público serão ampliados em comparação ao que já existe hoje, já que a população da Serra está em expansão. “Essa nova estrutura vai facilitar o atendimento à população”, pontuou.
O projeto arquitetônico já foi elaborado pela Secretaria de Obras (Seob) e a previsão é de que as obras iniciem em 2019. O valor previsto de investimento é de, aproximadamente, R$ 20 milhões. O projeto arquitetônico mostra que o edifício terá 4 pavimentos, que vai abrigar, além de secretárias, laboratório de informática, biblioteca, salas de aula, auditório, salas de atendimento ao público e serviços complementares.
Destaca-se que toda a edificação é acessível a pessoas portadoras de deficiência, com elevadores e banheiros adaptados em todos os pavimentos; as instalações hidrossanitárias também preveem soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de águas pluviais, uso de caixas com consumo inteligente de água e torneiras com fechamento automático.
Quanto às instalações, o projeto prevê soluções simples e racionalizadas. Na fachada principal, além do uso das janelas de vidro, haverá chapas de aço perfuradas e galvanizadas, visto que o material apresenta boas propriedades acústicas e térmicas.
O espaço para implantação do prédio já está disponível e é da Prefeitura da Serra.
Modernização
O programa de modernização do sistema de iluminação da Serra, realizado pela Secretaria de Serviços (Sese), já atingiu 100% dos bairros. O programa consiste na troca das lâmpadas de luz amarela (vapor de sódio) por lâmpadas de luz branca (vapor metálico), o que garante mais luminosidade e, consequentemente, mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores. Na prática, a troca das lâmpadas torna os bairros mais claros, já que a luz branca garante melhor reprodução de cor.
Nova iluminação na BR-101
A Prefeitura da Serra vai investir cerca de R$ 2,5 milhões em iluminação pública na BR-101. O local vai receber mais de 200 novos postes de iluminação e todo o trecho entre a região de Carapina e Divinópolis receberá luminárias de LED. A previsão é que as obras comecem a partir de julho deste ano.
O secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, explicou que as lâmpadas modernas garantem mais luminosidade e a iniciativa da prefeitura tem vários impactos: no turismo, na atração de novos negócios e consequente geração de renda, no lazer e na autoestima da população.
“Os efeitos são imediatos: maior sensação de segurança, ruas mais claras e, consequentemente, mais tranquilidade para os moradores. Este tipo de iluminação também tem impacto na imagem do município, já que a cidade fica mais bonita e as ruas, mais claras. Além disso, há sensível mudança no uso de equipamentos públicos, como parques, durante a noite, redução de acidentes noturnos, facilitação no tráfego e melhoria no atendimento noturno em estabelecimentos comerciais’, disse.