Precisa-se de doadores de sangue

doacao-de-sague4 No Dia Nacional do Doador de Sangue, um alerta: o estoque do banco de sangue – Hemoes – está muito baixo. Apenas 60% das doações necessárias acontecem por dia.

“Estamos com nível crítico de estoque de sangue. Precisamos de 100 doadores de sangue por dia e estamos recebendo uma média de 60 doadores diariamente. Precisamos agradecer aos doadores voluntários e conclamar a população que compareça até um Hemocentro e faça a sua doação de sangue. Este ato de solidariedade pode salvar até quatro vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

doacaodesangue2Segundo a diretora técnica do Hemoes, Alessandra Prezotti, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente, o O negativo porque é o utilizado em situações de emergência.

“Neste Dia de Doador de Sangue é dia de comemorar, de agradecer aos voluntários e sensibilizar a população para comparecer ao Hemocentro e fazer a doação. Pelo Ministério da Saúde, devemos receber aproximadamente 79 mil doações por ano, porém estamos recebendo 44 mil. Precisamos muito do apoio da população”, ressaltou a diretora técnica.

O morador do município de Cariacica, Vitor Gonçalves Monteiro, foi doar sangue pela primeira vez e conta que pretende ser doador regular. “É a primeira vez que venho doar. Hoje, é por um motivo especial, pois a minha tia está precisando de doação. Nós largamos tudo, pois é uma vida que está em jogo. É um motivo nobre e pretendo continuar doando sangue. Essa ação que o Estado faz incentiva o povo a dor, e ao mesmo tempo em que é sério, é divertido, leve, vale a pena doar e ajudar o próximo”, disse Vitor Gonçalves Monteiro.

Saiba quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Doador de sangue é insubstituível, diz médico de hemocentro

“O doador [de sangue] voluntário é nossa causa de existir. Nossa missão institucional é voltada pra ele”. A declaração é do médico Rodolfo Duarte, que trabalha na Fundação Hemocentro de doacaodesangueBrasília. Ele contou que a equipe espera receber mais de 1.500 doações apenas nesta Semana Nacional do Doador de Sangue. O número representa metade do total registrado todos os meses.

“Por mais que tenhamos avanços na tecnologia, na saúde e na ciência, o sangue ainda não tem substituto. Só temos como obtê-lo por meio da doação. E a única doação segura é a voluntária. Por isso, a gente faz todo esse evento. Venha pro hemocentro, deixe a sua bolsa de sangue aqui. É só uma bolsinha, mas o gesto é muito maior. Os 10% do sangue que você doa podem salvar pelo menos três vidas e isso não tem preço”, apelou Duarte.

A administradora Priscila de Almeida, 36 anos, chegou cedo ao hemocentro. Doadora desde os 18 anos, ela sabe da importância do ato, já que possui tipo sanguíneo O negativo e é considerada doadora universal, já que o sangue O negativo pode ser usado por qualquer pessoa. “Doo sangue há 18 anos. Passei minha infância inteira vendo meu tio tendo dificuldade quando fazia cirurgias do coração. Pra mim, é uma felicidade saber que você consegue salvar vidas”.

O auxiliar de lojas Adecildo Viana, 49 anos, está prestes a completar três décadas de doação voluntária de sangue. A primeira vez foi em 1987, quando se candidatou a uma vaga em concurso para a Polícia Militar do Distrito Federal. “De lá pra cá, continuei. O pessoal do hemocentro estava precisando e sempre escolhi fazer essa boa ação pra ajudar o próximo. Acho que posso ter salvado uma vida”.

Confira onde doar sangue

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h.

– Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h.doacaodesangue3

– Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

– Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

 – Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-

50 Comentários

  1. https://furosemide.guru/# lasix online
    furosemida 40 mg [url=http://furosemide.guru/#]Over The Counter Lasix[/url] lasix for sale

  2. https://lisinopril.top/# zestril 5 mg prices
    lisinopril brand [url=http://lisinopril.top/#]lisinopril price in canada[/url] lisinopril 10 india

  3. http://amoxil.cheap/# price for amoxicillin 875 mg
    buy prednisone without rx [url=https://buyprednisone.store/#]generic over the counter prednisone[/url] brand prednisone

  4. mexico pharmacy: mexican pharmacy – buying prescription drugs in mexico online mexicanpharm.shop

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.