ONU treina policiais para apreensão de drogas em portos

Unidades policiais treinadas pela ONU interceptaram grandes carregamentos de drogas ilegais sendo traficadas na América Latina e do Caribe este ano, incluindo 2,8 toneladas de cocaína em Santos (SP), em março, na maior apreensão da história do porto.
As Unidades de Controle Portuário da alfândega e da polícia trabalham em alguns dos portos mais movimentados do mundo e são treinadas para combater o tráfico de drogas, produtos químicos, mercadorias e vida selvagem.
Recentemente, a unidade no Equador apreendeu dois contêineres com mais de uma tonelada de cocaína. Da mesma forma, a Unidade do Porto de Callao, no Peru, apreendeu um contêiner com 1,5 tonelada da droga.
Essas unidades estão no centro de um programa conjunto lançado em 2003 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA).
O objetivo é capacitar autoridades alfandegárias e policiais na América Latina e no Caribe, e em outros lugares, para detectar e interromper o fluxo de tráfico de mercadorias ilícitas, facilitando o comércio legítimo e aumentando a arrecadação dos Estados.
A cada ano, mais de 720 milhões de contêineres se deslocam pelos oceanos, transportando 90% da carga mundial. A maior parte carrega bens lícitos, mas alguns contêineres são utilizados para transportar drogas, armas e outras mercadorias ilegais.
“O Programa de Controle de Contêineres se tornou um dos mais efetivos e orientados para resultados do mundo”, disse Tofik Murshudlu, chefe da seção de implementação e apoio do UNODC.
O programa também ajuda Estados-membros a construir capacidades e conhecimentos para identificar e apreender contêineres suspeitos, acrescentou. De acordo com o UNODC, 18 operações apreenderam mais de 8,9 toneladas de drogas este ano. Além disso, 18 contêineres foram apreendidos devido a violações de direitos de propriedade intelectual.
Até agora, o programa está operando em 14 países latino-americanos e caribenhos, fornecendo visitas, avaliações técnicas, treinamentos e outros apoios para criar estruturas de longo prazo para aplicação da lei em portos selecionados. Também está operacional em Burkina Faso, Cabo Verde, Gana, Paquistão, Senegal, Togo e Turcomenistão.