ONU quer que trégua na Síria comece

Wilson Dias/Agência Brasil

António Guterres, secretário-geral ONU, quer a implementação imediata da trégua de um mês em toda a Síria, aprovada pelo Conselho de Segurança.A trégua tem o objetivo de atender os sírios e evacuar os doentes, principalmente em Ghouta Oriental.

Segundo Guterres as resoluções só têm sentido se forem efetivamente acatadas.

“É por isso que espero que a resolução seja implementada imediatamente e de maneira sustentada, particularmente para assegurar de forma imediata, segura e sem impedimentos a entrega contínua de ajuda e serviços humanitários, evacuar os doentes graves e os feridos e aliviar o sofrimento dos sírios”, acrescentou o secretário-geral da ONU.

Ele reiterou que a ONU está preparada para “desempenhar o seu papel”, a fim de atender os sírios e enviar, através das suas agências humanitárias, a ajuda necessária às áreas cercadas e de difícil acesso.

O secretário-geral da ONU também ressaltou que todas as partes que se enfrentam no conflito sírio e os países com influência política e militar sobre elas têm obrigação de proteger os civis e as infraestruturas civis o tempo todo sob o Direito Humanitário Internacional e as leis internacionais de direitos humanos.

Nesse sentido, o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al Hussein, também insistiu na “plena implementação sem atraso” da resolução do Conselho de Segurança, mas pediu “cautela” porque os ataques aéreos sobre Ghouta Oriental “continuavam na manhã desta segunda(26), apesar da resolução da ONU ter sido decidida no sábado (24).