Obras do Contorno de Itaipava recomeçam

O governo do Espírito Santo reiniciou as obras do chamado contorno de Itaipava, uma alternativa de acesso mais rápido às praias do Litoral Sul capixaba e uma via que contribuirá para o desenvolvimento social e econômico de toda a região. O Contorno entre Itaipava e Itaoca facilitará a chegada de turistas e moradores a municípios como Itapemirim, Piúma e Anchieta, para os que vierem da ES 487.

Para a implantação do trecho entre a ES 487 e o Córrego do Pinto, estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 24,3 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As intervenções para a implantação do outro trecho, entre Córrego do Pinto e a ES 060, estão sendo executadas pela Prefeitura de Itapemirim.

O Contorno terá, ao todo, 17,5 km de extensão. Para o motorista que sair do entorno de Itaipava em direção à BR 101, o percurso será reduzido em aproximadamente 13 km. O trânsito pesado de caminhões, que antes passava pelas praias de Itaipava e Itaoca, será direcionado para a nova via.

O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, destaca que, além de facilitar o acesso de turistas aos balneários do Estado e o transporte de cargas de uma maneira geral, o Contorno será de fundamental importância para o desenvolvimento da atividade portuária na região.

“O Contorno entre Itaipava e Itaoca vai possibilitar uma infraestrutura de transportes e logísticas adequadas à necessidade dos investimentos portuários previstos para a região. A via foi projetada para suportar o grande trânsito de veículos pesados que virá”, destaca.

A ordem de reinício das obras do trecho de 7,5 km entre o Córrego do Pinto e a ES 487 foi assinada nesta quinta (06), em Itaipava, pelo governador Paulo Hartung. Elas serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

O governador afirmou que a via faz parte de um conjunto de investimentos no Sul do Estado. “O Contorno será de grande importância para o desenvolvimento de toda a Região Sul do Estado, ligando a ES 060 e a ES 487. Em Guarapari, as obras de revitalização da Orla vão ser fundamentais para o turismo, e em Cachoeiro, o Governo do Estado está duplicando as ES 482 e Coutinho”, disse.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.