Exposição “Eu? Pretx” traz valorização do povo negro no Circuito Cultural

Com uma proposta de valorização da população negra, a abertura da exposição está marcada para este sábado (9), às 14 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Grande São Pedro, em Ilha das Caieiras.

A exposição é um projeto dos diretores de fotografia Patrícia Borges e Stel Miranda, ativistas e moradores da região. “Desenvolvemos esse projeto com o intuito de valorização do povo preto e periférico, levando ação afirmativa e empoderamento e desmistificando o estereótipo do negro periférico como perigoso, marginalizado ou morto”, explicou Patrícia.

Para agitar o lançamento, diversos artistas ligados à luta do povo negro foram convidados, como: Pretaô, Letícia Chaves, Soltos & Prensados, Xavier, DJ Jota, Fenix Rap, Brunu O Chico, Jessica Vago, Carlos Abelhão, Marcéu Rosário e Kris Ellen.

Toda produção é feita em conjunto com o Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), onde também é feito o lançamento da exposição, possibilitando promoção, acesso e pertencimento dos bens culturais aos munícipes e visitantes do espaço.

Pluralidade

Segundo a fotógrafa e organizadora da exposição, Patrícia Borges, para manter a pluralidade na construção estética da obra, não houve seleção de modelos, que se inscreveram voluntariamente para participar das fotos. Um desses modelos é Igor Souza Oliveira, de 23 anos.

Para o modelo, a experiência mais marcante das fotos é a contribuição para a própria autoestima. “Me senti parte de algo que me representa de fato. Acho que essa é a contribuição mais importante dessa construção. Colocar pessoas negras em lugares que as representem como imagem e elevação de traços, que as mostrem numa estética real de quem são, e não numa imagem distorcida e embranquecida”, relatou Igor.

Serviço

Exposição fotográfica “Eu? Pretx”

Abertura: 9 de novembro (sábado) às 14 horas. Fica aberta até 9 de dezembro, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Rua Vinte e Três de Abril, 35, Ilha das Caieiras

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até 9 de dezembro