Já choveu 249 mm nas últimas 24 horas, cinco vezes mais do que o previsto para o dia, que era de 50m. Para todo o mês de maio o volume de chuva esperado era de 78 mm.
A Defesa Civil de Vitória aconselha aos moradores de áreas de encosta que fiquem atentos a qualquer movimentação do solo e de rolamento de blocos. Nesses casos, a recomendação do órgão é sair do imóvel e entrar em contato com o telefone de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156.
Diante deste cenário, a Defesa Civila solicitou a todas as secretarias que possuem interface como Plano de Contingência que mantenham as suas equipes operacionais de sobreaviso 24 horas para o atendimento de eventuais ocorrências.
Alagamentos
Em um curto espaço de tempo, foram identificados vários pontos de alagamento em vários bairros da capital, como or exemplo, Tabuazeiro, Santa Lúcia, Bento Ferreira e Avenida Maruípe. A saída da Terceira Ponte também foi internada no sentido Vitória-Vila Velha. A Defesa Civil orienta evitar passar por esses pontos.
Bombeamento
A Central de Serviços tambem informa que as estações de bombeamento de Vitória operam 24 horas por dia e são acionadas automaticamente para escoar a água para o mar. Mas devido ao volume de água associado ao fenômeno de maré alta o escoamento das águas foi prejudicado.
As estações de bombeamento estão em pleno funcionamento: Estação de Bombeamento Doutor Antônio Ferreira da Silva, em Santa Luiza; Estação Praia do Canto; Estação Bento Ferreira/Santa Lúcia, em Bento Ferreira; e Estação Viaduto da Ufes, em Jardim da Penha.
Alerta
O o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, percorreu as ruas da capital nesta manhã, ao lado do coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno. “O volume de chuva que caiu na cidade de Vitória, nas últimas 24 horas, é muito mais do que estava previsto para todo o mês de maio. Por mais que as nossas estações de bombeamento, nossas equipes trabalhando nas ruas, esse volume de água é muito superior à capacidade que o sistema de drenagem todo tem de absorver. Estamos em estado de alerta máximo. Há uma instabilidade possível nas encostas e todos que estiverem em áreas de risco devem buscar orientação da Defesa Civil de Vitória, nos telefones 156 e 3382-6168 e 98818-4432. Este último é 24 horas”, alertou o prefeito.
E completou: “Precisamos de um ambiente de solidariedade até que o volume de água possa diminuir e a vida na cidade se normalizar. A partir do momento que o volume de água diminui, o sistema de drenagem e bombeamento rapidamente seca a cidade e nós teremos a normalidade das atividades”, disse.