
Presentes de Dia das Mães Mais Salgados: Inflação Atinge 5,3%!
Prepare o bolso! O Dia das Mães de 2025 promete ser mais caro para os consumidores. Um levantamento da FecomercioSP revela que os presentes mais tradicionais para a data registraram uma alta média de 5,3% nos últimos 12 meses (até março). Essa inflação é bem superior à do ano anterior, que foi de apenas 0,48%.
Joias, chocolates e produtos importados lideram essa alta. A valorização do ouro no mercado internacional impulsionou o preço das joias em 26,81%. Já o desequilíbrio na oferta de cacau elevou os preços dos chocolates: bombons (21,77%) e achocolatados (16,11%). Além disso, perfumes (8,44%), maquiagem (6,52%) e produtos para cabelo (6,03%) também ficaram mais caros, influenciados pela variação do dólar e pelo custo dos insumos.
Por outro lado, quem optar por presentear com roupas pode se beneficiar da queda no preço do algodão. Lingeries (4,34%), blusas (3,31%) e saias (1,92%) apresentaram variações mais moderadas.
A pesquisa também observou o aumento nos preços de serviços, como alimentação fora de casa (7,17%), manicure (9,7%) e design de sobrancelhas (7,55%).
Apesar do encarecimento, a FecomercioSP acredita que o mercado de trabalho aquecido manterá o consumo das famílias. Além disso, a concorrência no comércio e o pagamento via PIX podem ajudar os consumidores a encontrar descontos.