A Defesa Civil de Vila Velha entrou em alerta máximo em função das fortes chuvas que caem no município. Segundo números do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemadem), já são quase 200 milímetros de chuvas em Vila Velha nas últimas 24 horas.
Até agora foram registrados deslizamentos de barrancos no bairro de Alvorada e de Chácara do Conde, atingindo parte de uma residência em cada local. O município registra varios pontos de alagamento pelo município. Ainda não há informações de feridos, desabrigados ou desalojados.
As secretarias municipais seguem o plano de contingenciamento, mantendo suas equipes de prontidão 24h para o atendimento de eventuais ocorrências. Sobretudo com atenção especial ao funcionamento das estações de bombeamento, ao monitoramento de áreas de risco e de encostas, limpeza de bueiros, atendimento em saúde e emergencial.
Técnicos do órgão já se preparam para colocar em pratica o plano de contingência, caso haja necessidade. Pelo menos 21 bairros apresentam algum ponto de alagamento. Ainda não há informações de desalojados e desabrigados.
A prioridade da Defesa Civil é atender as solicitações para remoção de pessoas adoentadas que estão com dificuldades de sair de suas casas. Em casos de necessidade, a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umesf), Professor Élson José de Souza, em Jaburuna, já foi reservada para receber desabrigados.
Os bairros de Itapuã, Coqueiral de Itaparica, Glória, Cobilândia, Cocal, Jardim Marilândia, São Torquato, Praia da Costa apresentam pontos de alagamentos em decorrência das chuvas. Também há registros em Novo México, Cristóvão Colombo, Ibes, Centro, Jabaete, Nossa Senhora da Penha, Praia das Gaivotas, Santa Inês, Jardim Guadalajara, e Santa Mônica, Araçás, Rio Marinho, Ilha dos Ayres.
A Defesa Civil de Vila Velha orienta para que os munícipes mantenham a calma, evitem sair de suas casas e ao menor sinal de perigo acionem o órgão pelos telefones 199 ou 99895 0100 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.