
Cinco asteroides irão passar bem próximos da até segunda (13). Mas serão “visitas corriqueiras”, que acontecem a todo o momento. A rocha espacial que passará mais próximo da Terra (dentre as 5 mencionadas), é o asteroide chamado 2017 DA36, que tem cerca de 40 metros de diâmetro e passará aproximadamente 4 vezes mais longe do que a Lua! E olha que esse asteroide é o que chegará mais próximo da Terra. Outro fato interessante é que o maior asteroide da lista, chamado 2017 EK, tem aproximadamente 70 metros de diâmetro, mas passará a cerca de 5 DL (distâncias lunares), ou seja, cinco vezes a distância da Lua! Poderia até ser considerada uma grande aproximação se fosse um objeto realmente grande, na casa dos 500 metros, mas 70 metros a cinco distâncias lunares é algo muito comum.
A notícia que vem sendo divulgada em diversos sites científicos não pode ser considerada falsa, porém, trata-se de algo relativamente comum, pois suas máximas aproximações com a Terra não são consideráveis de acordo com seus tamanhos. Eles sequer chegam na mesma distância da Lua. Observar com telescópios o binóculos? Sem chance.
Considerando as grandes distâncias de suas máximas aproximações, nem precisamos enfatizar que não há qualquer risco de colisão com o nosso planeta.
Faça um comentário