
Em Linhares, a orla do Pontal do Ipiranga se prepara para um Carnaval 2025 com muita cor e consciência ambiental. Coletores de resíduos, decorados por crianças da Fundação Projeto Tamar, serão distribuídos em pontos estratégicos do balneário.
A iniciativa, que une arte e educação ambiental, visa conscientizar os foliões sobre a importância do descarte correto de lixo. Ao todo, 20 coletores, doados por uma empresa parceira à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ganharam vida com desenhos de tartarugas marinhas, pranchas de surfe e paisagens litorâneas.
Pintura e Conscientização
As pinturas foram realizadas no pátio da base do Projeto Tamar. As crianças, além de soltarem a imaginação, aprenderam sobre os impactos do lixo na vida marinha. “O objetivo é envolver as crianças da comunidade para que elas tenham noção do descarte ideal do lixo, que é uma ameaça para as tartarugas marinhas”, explicou Heithor Diniz, biólogo do Projeto Tamar.

Participação e Engajamento
A pequena Laura Louzada, de 10 anos, foi uma das artistas mirins que participaram da ação. “Durante as festas acumula muito lixo no nosso balneário. Achei bacana pintar esses latões e colocar na rua. Precisamos cuidar do nosso meio ambiente”, destacou Laura.
Distribuição e Instalação
Os coletores serão instalados na orla da praia e no espaço Gourmet Nice Avanza até a próxima sexta-feira (28). “No Carnaval, teremos as lixeiras pintadas pelas nossas crianças. Elas estarão na primeira avenida, na praia e no espaço Nice Avanza para que as pessoas possam fazer o descarte no lugar certo. Assim, mantemos o nosso balneário limpo e organizado”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares, Tiago Magalhães.