Aumenta tentativa de fraude digital contra consumidor durante pandemia

De cada 10 consumidores brasileiros dois foram, recentemente, alvos recentes de fraudes digitais relacionadas à COVID-19.  Os dados são do Estudo Global Consumer Pulse da TransUnion, realizada com 1.101 consumidores brasileiros entre os dias 5 e 16 de março de 2021.

A geração Millennials, nascidos entre 1980 e 1994, é atualmente a mais visada de todas as gerações, com 22,46%. Eles são seguidos pela Geração Z, nascidos entre 1995 e 2002, que tem sido alvo de 21,88% dos golpes.

Entre os consumidores brasileiros que relatam ser alvo de esquemas digitais relacionados à COVID-19, o principal é o roubo de cartão de crédito ou cobranças fraudulentas, contemplando 30% dos entrevistados.

“A pandemia mudou os hábitos financeiros dos consumidores, com mais compras e entretenimento movendo-se on-line. Isto atraiu fraudadores digitais que transferiram suas atividades para indústrias relacionadas, avançando em 457% as suspeitas de tentativas de fraudes digitais nos serviços financeiros, tendo o roubo de identidade como principal tipo de fraude nessa indústria em todo o mundo”, disse Marcelo Leal, Diretor de Soluções da TransUnion Brasil. “Apesar destas ameaças, os consumidores esperam que as empresas sejam capazes de proteger suas transações, mas ainda assim manter experiências digitais convenientes”.

Empresas

Na última análise trimestral  sobre as tendências globais de fraude online a empresa constatou que, desde o início da pandemia, os fraudadores estão aumentando seus esquemas digitais contra as empresas no Brasil. O setor mais visado pelas suspeitas de tentativas de fraudes digitais no País foi o de serviços financeiros, com aumento de 457%.

A TransUnion analisou 10 indústrias para compreender a mudança na porcentagem de suspeitas de tentativas de fraude digital contra elas, comparando os períodos de 11 de março de 2019 a 10 de março de 2020 e 11 de março de 2020 a 10 de março de 2021.

“Os fraudadores estão sempre procurando tirar proveito de eventos mundiais significativos. A pandemia da COVID-19 e sua correspondente e rápida aceleração digital, trazida pelas ordens de permanência em casa, é um evento global sem rival na era on-line”, disse Shai Cohen, vice-presidente sênior da Global Fraud Solutions na TransUnion. “Analisando bilhões de transações, examinamos indicadores de fraude durante o ano passado e tornou-se claro que a guerra contra o vírus também trouxe uma guerra contra a fraude digital”.

Segundo Marcelo Leal, o Brasil não fugiu à regra. “A pandemia foi um evento que afetou o mundo inteiro. E os fraudadores estão sempre atentos a isso para se aproveitar destes momentos. O que fica claro no estudo é que os golpistas, em cada país, foram atrás de indústrias específicas mais do que outras. No Brasil, por exemplo, as indústrias mais visadas pelas suspeitas de tentativas de fraudes digitais foram as de Serviços Financeiros, Logística, Varejo e Telecomunicações”.