David Jones, rede de lojas de departamento mais antiga da Austrália, entra em administração voluntária
A rede australiana David Jones, com 188 anos, entrou em administração voluntária e coloca milhares de empregos em risco.
A David Jones, considerada a rede de lojas de departamento mais antiga da Austrália, entrou em administração voluntária, processo que coloca milhares de empregos em risco. A decisão foi tomada pelo conselho da empresa, que completa 188 anos de história e é conhecida pelos australianos como DJs.
Segundo a McGrathNicol, administradora voluntária nomeada para o caso, as lojas físicas e o site da empresa seguirão em funcionamento enquanto a FTI Consulting analisa a situação da varejista.
A companhia já vinha enfrentando dificuldades financeiras havia anos, em meio à migração de consumidores das lojas tradicionais para as compras online. A rede tem cerca de 6 mil funcionários e 38 lojas físicas, sendo 17 delas em shoppings Westfield.
Horas antes da votação, a Scentre, dona dos shoppings Westfield, informou que a varejista não pagou o aluguel de outubro e, por isso, está em violação do contrato de locação.
A diretora-executiva, Erica Berthold, classificou a David Jones como uma empresa icônica e disse que muitos australianos guardam histórias e lembranças das visitas às lojas. Ela afirmou que a marca tem um plano bem desenvolvido para reformular o negócio e agradeceu o apoio de clientes, funcionários e parceiros.
Christopher Hill, da FTI Consulting, atribuiu a situação a um conjunto de fatores: o ambiente atual do varejo, a alta de custos, uma estrutura de lojas considerada ultrapassada e problemas na cadeia de suprimentos. Segundo ele, o processo dará à empresa um “respiro” para reestruturar o negócio.
Para muitos australianos, a rede representava luxo, reconhecível pelo padrão xadrez preto e branco. Jana Bowden, professora de marketing da Escola de Negócios da Universidade Macquarie, afirmou que o colapso sinaliza o “golpe final” para o formato de loja de departamento. Para ela, a marca já foi o símbolo do consumo sofisticado no país, uma espécie de Harrods australiana, mas perdeu brilho nos últimos anos.
A especialista avaliou que as lojas do centro de Sydney e de Melbourne mantiveram um ar requintado, enquanto as unidades dos subúrbios perderam atratividade por serem, nas palavras dela, comuns e sem empolgação.
As vitrines natalinas das lojas das duas cidades faziam parte da tradição de muitas famílias, que viajavam horas para vê-las. Em 1954, durante a primeira visita da rainha Elizabeth II a Sydney, a monarca participou de um jantar de gala no sétimo andar da loja da Elizabeth Street.
O processo de administração abre um período de análise sobre o futuro da rede, e os próximos passos dependerão do trabalho dos administradores e da reestruturação que a empresa pretende fazer. Até lá, as lojas seguem abertas, mas o destino dos milhares de postos de trabalho segue incerto.

