
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Espírito Santo abraça o movimento Maio Amarelo 2025 com uma série de iniciativas voltadas à conscientização e à segurança no trânsito. A campanha, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), visa reduzir os alarmantes índices de acidentes e mortes nas vias capixabas.
Ações em todo o estado
Em Vitória, a prefeitura lançou 60 ações que abrangem desde blitze educativas até operações de fiscalização e atividades em escolas e empresas . A capital também sediará, no dia 25 de maio, a etapa Maio Amarelo do Circuito Sigmates 2025, uma corrida de rua que percorrerá o Centro Histórico, unindo esporte e mobilização pela vida.
Em Vila Velha, carros batidos foram estrategicamente posicionados em pontos da cidade para alertar motoristas sobre as consequências de imprudências no trânsito. A Serra promoveu atividades educativas no projeto Serra Cidadã, com jogos e palestras voltadas à conscientização. Cariacica intensificou ações de sensibilização em escolas e vias públicas, enquanto Colatina e Cachoeiro de Itapemirim realizaram campanhas educativas e de fiscalização.
Dados preocupantes
O estado registrou um aumento de 45% nos acidentes de trânsito entre janeiro e março de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior . Somente nos três primeiros meses deste ano, foram contabilizadas 206 mortes no trânsito capixaba.
Envolvimento de diversos órgãos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa ativamente da campanha, promovendo ações educativas, palestras e operações temáticas focadas na prevenção de acidentes . O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) também destaca seu papel na recuperação de vítimas de acidentes, reforçando a importância da prevenção.
Convite à reflexão
A campanha Maio Amarelo 2025 convida todos os capixabas a refletirem sobre suas atitudes no trânsito. Desacelerar, respeitar as leis e agir com empatia são passos fundamentais para tornar as vias mais seguras para todos.