34,9% do volume de água é perdido entre a distribuição e o consumo no Espírito Santo

Em 2017, todos os 78 municípios capixabas possuíam serviço de rede geral de abastecimento de água e esgotamento sanitário. No Brasil, esses serviços estavam presentes em 99,6% e 60,3% dos municípios, respectivamente.

No Espírito Santo, considerando os 76 municípios onde foi informada a ocorrência de captação de água doce, havia ponto(s) de captação superficial em 100% deles; poço(s) raso(s), em 25,0%; e poço(s) profundo(s), em 26,3%.

O volume de água tratada distribuída diariamente no Espírito Santo chega a 844,6 mil m3, mas são consumidos 549,9 mil m3 por dia, ou seja, uma perda de 34,9%. Do volume total de água tratada distribuída, 97,0% recebem tratamento convencional; 2,4%, tratamento não convencional e 0,6%, simples desinfecção.

No Espírito Santo, verifica-se um consumo diário de 146 litros de água por pessoa, acima da média nacional (140 litros/dia) e da referência da ONU (110 litros/dia).

Essas informações são Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB 2017 divulgadas nesta quarta (22) pelo IBGE.

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB investigou, nas entidades executoras de serviços de saneamento em todos os municípios do país, informações sobre os equipamentos e os processos de produção e distribuição de água e coleta, tratamento e destinação do esgoto, além de aspectos relativos aos instrumentos de delegação, cobrança pelos serviços, pessoal ocupado e ocorrência de racionamento e intermitência no abastecimento de água, entre outros aspectos. O conjunto dessas informações permite uma avaliação sobre a qualidade e as implicações diretas de tais serviços na saúde e na qualidade de vida da população.

Em 2017, no Brasil, 99,6% dos municípios possuíam abastecimento de água por rede geral e 22 municípios não possuíam. No Espírito Santo, todos os 78 municípios contavam com esse serviço.

Havia esgotamento sanitário por rede coletora em 60,3% dos municípios brasileiros em 2017. No Espírito Santo, 78 municípios eram contemplados. Em 76 municípios, esse serviço estava em funcionamento; em 9 municípios, o serviço estava em implantação.