A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o “Dia D” da Campanha Dezembro Vermelho neste sábado, 13 de dezembro. O objetivo principal da ação é intensificar a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Para isso, a Unidade de Saúde de Viana Sede e o Pronto Atendimento (PA) de Arlindo Villaschi funcionarão em horário estendido, das 8h às 16h. Durante todo o dia, a população terá acesso a testes rápidos gratuitos para a detecção de HIV e Sífilis. A iniciativa visa facilitar o acesso aos exames para pessoas que trabalham durante o horário comercial.
Além da testagem, os locais oferecerão distribuição de preservativos masculinos e femininos, bem como material informativo sobre prevenção, tratamento e quebra de preconceito. Assim, a Secretaria de Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce. Quando uma IST é detectada e tratada rapidamente, as chances de cura e a qualidade de vida do paciente aumentam significativamente.
A Secretaria orienta a população a procurar o serviço de saúde mais próximo para realizar a testagem, principalmente aqueles que tiveram alguma situação de risco. O tratamento para as ISTs está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser iniciado o mais rápido possível após o diagnóstico.
