
Seis cruzamentos de alto risco recebem fiscalização eletrônica; cidade inicia campanha educativa antes de autuar motoristas.
A Prefeitura de Vila Velha iniciou nesta semana a instalação de radares eletrônicos em pontos estratégicos da cidade. A medida faz parte de um pacote de ações voltadas à segurança viária e mira principalmente a redução do número de acidentes provocados por excesso de velocidade. Os equipamentos estão sendo implantados em seis cruzamentos de grande movimentação, todos com histórico de ocorrências graves no trânsito.
O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e pela Guarda Municipal. Antes do início das autuações, haverá um período de adaptação, com campanhas educativas para informar motoristas e orientar sobre os limites de velocidade em cada local.
Locais e limites de velocidade
Confira os pontos que recebem os novos radares e os respectivos limites de velocidade estabelecidos:
- Rua Luciano das Neves x Av. Saturnino Rangel Mauro (Itaparica) – 60 km/h
- Rua Luciano das Neves x Av. Santa Leopoldina (Coqueiral de Itaparica) – 60 km/h
- Rua Luciano das Neves x Rua Europa (Divino Espírito Santo) – 50 km/h
- Rua Castelo Branco x Rua Antônio Ataíde (Centro) – 40 km/h
- Rua Antônio Ataíde x Rua Carioca (Divino Espírito Santo) – 40 km/h
- Av. Estudante José Júlio de Souza x Rua Deolindo Perim (Itapuã) – 40 km/h
Segundo a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, os pontos foram definidos com base em estudos técnicos e análise de dados sobre acidentes. “As vias foram selecionadas por apresentarem elevado fluxo de veículos e alta incidência de ocorrências, muitas delas fatais”, afirmou.
Mais mortos no trânsito do que por homicídios
O número de mortes no trânsito no Espírito Santo ultrapassou o de homicídios em 2024. Foram 980 vítimas fatais em acidentes, contra 852 homicídios registrados, conforme dados divulgados pela prefeitura. A estatística preocupa e embasa a decisão pelo uso de radares como estratégia de prevenção.
“Grande parte dos acidentes ocorre por excesso de velocidade, desobediência à sinalização e falta de atenção. Os radares funcionam como instrumento de contenção e de mudança de comportamento”, explicou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes.
Penalidades por infrações
Com a ativação dos radares, condutores que ultrapassarem os limites poderão ser autuados conforme a velocidade registrada:
- Até 20% acima do limite – Infração média: 4 pontos e multa de R$ 130,16
- De 20% a 50% acima do limite – Infração grave: 5 pontos e multa de R$ 195,23
- Acima de 50% do limite – Infração gravíssima autossuspensiva: 7 pontos e multa de R$ 880,41
- Avanço de sinal vermelho – Infração gravíssima: 4 pontos e multa de R$ 293,47
- Parar sobre faixa de pedestres com sinal vermelho – Infração média: 4 pontos e multa de R$ 130,16
Fiscalização não substitui infraestrutura
Apesar da implantação dos radares, especialistas em mobilidade urbana e trânsito costumam destacar que a fiscalização eletrônica deve ser acompanhada por melhorias em calçadas, iluminação, sinalização e oferta de transporte público de qualidade.
Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que cerca de 45% das vias urbanas brasileiras têm problemas de sinalização vertical e horizontal, o que dificulta a adoção de comportamentos seguros por parte dos motoristas. Em Vila Velha, ainda há ruas sem faixas de pedestres visíveis ou com sinalização apagada.
Outro ponto de atenção é o impacto das multas no bolso do cidadão, especialmente em um contexto de desigualdade no acesso à mobilidade. Em bairros mais periféricos, onde o transporte coletivo é mais precário, o uso do carro torna-se mais frequente e, consequentemente, aumenta a exposição à fiscalização.
Próximos passos
A prefeitura informou que os equipamentos estão em fase de instalação e teste. Após o período educativo, ainda sem data oficial divulgada, os radares começarão a registrar infrações e gerar autuações automaticamente.
A expectativa da gestão municipal é que, com a combinação de fiscalização e educação, seja possível frear a escalada no número de vítimas no trânsito e promover um comportamento mais responsável por parte dos condutores.