
Fenômeno raro criará efeito de “lua de sangue”; saiba como e quando observar.
O primeiro eclipse lunar total de 2025 ocorre nesta sexta-feira, 14 de março, e poderá ser visto em todo o Brasil. Este será o primeiro eclipse lunar total desde 2022, segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa). O evento promete um espetáculo celestial único, com a Lua adquirindo um tom avermelhado, conhecido como “lua de sangue”.
A coloração vermelha ocorre porque a Lua passa completamente pela parte mais escura da sombra da Terra, chamada de umbra. A Nasa explica que a luz solar que atravessa a atmosfera terrestre ilumina a Lua de forma suave, dispersando as cores de ondas mais curtas, como azul e violeta, e permitindo que tons alaranjados e avermelhados predominem.
Como assistir ao eclipse no Brasil?
O eclipse lunar terá visibilidade em todo o continente americano. No horário de Brasília, o fenômeno começa às 0h57, com o eclipse parcial iniciando por volta das 2h10. O ápice do eclipse total está previsto para as 3h26, e o evento deve terminar às 5h48.
A visibilidade do fenômeno dependerá das condições climáticas locais. Céus limpos facilitam a observação, e não é necessário equipamento especial, embora binóculos possam melhorar a experiência. A Nasa recomenda se afastar de luzes brilhantes para uma visualização mais clara.