Prazo Enem 2026 para escolher idioma da prova termina neste domingo (18)
Candidatos inscritos automaticamente no Enem 2026 têm até domingo (18) para escolher inglês ou espanhol na Página do Participante.
O prazo Enem 2026 para escolher o idioma da prova de língua estrangeira termina neste domingo (18). Os participantes inscritos automaticamente podem optar entre inglês ou espanhol, e a escolha deve ser feita na Página do Participante.
A inscrição automática foi uma novidade desta edição e contemplou, pela primeira vez, os estudantes concluintes do ensino médio da rede pública em 2026. A medida busca ampliar a participação desse público no exame.
De acordo com a retificação do Edital nº 64/2026, quem perder o prazo terá a prova de inglês aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem possibilidade de alterar a opção depois.
A prova de língua estrangeira tem cinco questões de múltipla escolha, com foco na interpretação e compreensão de textos. Para se preparar, o Ministério da Educação (MEC) oferece gratuitamente a plataforma MEC Idiomas, com aulas de inglês e espanhol do nível básico ao avançado.
Além de escolher o idioma, o participante inscrito automaticamente precisa preencher o Questionário Socioeconômico, também na Página do Participante, com acesso pela senha da plataforma Gov.br. O formulário tem cerca de 23 a 25 perguntas obrigatórias sobre a realidade social, econômica e educacional do candidato, e os dados informados não podem ser alterados depois.
O local de prova só é liberado após o preenchimento do questionário. As provas serão aplicadas em dois domingos de novembro, dias 8 e 15, no turno da tarde.
No primeiro dia, com duração de 5 horas e 30 minutos, são aplicadas a redação e as provas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além de códigos e suas tecnologias. No segundo dia, os participantes têm 5 horas para fazer as provas de ciências da natureza e matemática.
O guia completo do exame está disponível no Guia do Enem, publicado pelo MEC. Nesta edição, o órgão registrou mais de 5 milhões de inscrições. Pela primeira vez, o Enem também vai avaliar o domínio das competências e habilidades esperadas no fim do ensino médio, integrando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Para quem ainda não fez a escolha, o recado é objetivo: é preciso acessar a Página do Participante até domingo e concluir as duas etapas, o idioma e o questionário socioeconômico, para liberar o local de prova.
