Orquestra Sinfônica do ES reabre Theatro Carlos Gomes com concerto gratuito

Foto: divulgação

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) marca a reabertura do Theatro Carlos Gomes com apresentação especial no dia 5 de dezembro, às 20h. O concerto, com entrada gratuita, será regido pelo maestro Helder Trefzger e reunirá obras de compositoras brasileiras e do russo Dmitri Shostakovich.

O programa terá duas partes distintas. Na primeira, o público conhecerá “Homenagem a Camargo Guarnieri” (1977), da paulistana Lina Pires de Campos, e “Das Plêiades” (2022), da paraense Cibelle Donza. A obra de Lina traz influências da modinha e da seresta, enquanto a composição de Cibelle se inspira na astronomia e na constelação das Plêiades.

Para encerrar, a orquestra apresentará a Sinfonia de Câmara de Shostakovich (1960). A peça é um arranjo do oitavo quarteto de cordas do compositor, autorizado por ele mesmo e realizado pelo maestro Rudolf Barshai. A obra foi dedicada às vítimas do fascismo e da guerra.

O evento é uma realização da Companhia de Ópera do Espírito Santo (Coes), Oses e Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult). Os ingressos gratuitos estarão disponíveis uma hora antes do início do concerto no Theatro Carlos Gomes, localizado na Rua Barão de Itapemirim, 232, Centro de Vitória.