
A orla do bairro Andorinhas, em Vitória (ES), está passando por uma ampla reurbanização como parte do programa “Vitória de Frente para o Mar”. As obras começaram oficialmente esta semana e têm previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2027. O investimento total é de R$ 49,9 milhões e contempla a revitalização de uma área de 47 mil metros quadrados.
O projeto inclui a construção de uma quadra poliesportiva, pista de skate, deques de madeira, arquibancadas alagáveis, rampas para barcos, atracadouro, guarderia náutica sob a Ponte da Passagem e novos jardins. A orla também contará com uma via compartilhada entre veículos, pedestres e ciclistas, além de áreas de contemplação com novo mobiliário urbano. A calçada e a ciclovia serão pavimentadas em concreto.
Durante visita técnica em 3 de julho, o prefeito Lorenzo Pazolini, acompanhado pelo secretário de Obras Gustavo Perin, acompanhou os trabalhos de implantação das estacas que vão sustentar o novo pavimento em concreto. Segundo a Prefeitura, a proposta é transformar o local em um espaço de convivência e lazer, conectando a região de Andorinhas à orla de Camburi por meio de ciclovias e calçadões. A estimativa é de que cerca de 6% das obras já tenham sido executadas.
Além de Andorinhas, outros trechos da capital também estão sendo reurbanizados dentro do mesmo programa. As obras na Orla de São Pedro e Ilha das Caieiras já estão 95% concluídas. Há intervenções em andamento no trecho que liga Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência (com 28% de avanço), no mirante do Porto e Praça Getúlio Vargas (com 32%) e no Canal de Camburi, onde as obras incluem marina, atracadouro, quiosques e passarela sobre o rio Santa Maria para pedestres e ciclistas.
A meta do município é ampliar o uso público das áreas costeiras, melhorar a mobilidade ativa e fomentar atividades econômicas locais. A expectativa é que a nova orla de Andorinhas promova integração urbana, geração de empregos, incentivo ao turismo e valorização imobiliária.