A Mocidade Unida da Glória (MUG) conquistou, nesta quarta-feira (11), o título do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2026. A escola de Vila Velha somou 180 pontos na apuração realizada no Sambão do Povo e garantiu seu décimo campeonato na principal disputa do carnaval capixaba. O resultado foi confirmado após a aplicação dos critérios oficiais de desempate.
O desfile que levou a MUG ao topo teve como enredo “O Diário Verde de Teresa”. A escola contou a passagem da princesa Teresa da Baviera pelo Espírito Santo no século XIX, abordando ciência, natureza e memória histórica. A proposta foi desenvolvida em alegorias e fantasias que dialogaram com biodiversidade e preservação ambiental, temas que também apareceram na narrativa do samba-enredo.
A disputa foi apertada. Independente de Boa Vista e Unidos da Piedade terminaram empatadas com 179,6 pontos. No desempate, a Boa Vista ficou com o vice-campeonato. Logo atrás, outras escolas também tiveram diferenças mínimas nas notas, o que manteve a tensão até os últimos envelopes abertos.
A apuração ainda teve um momento de revisão. Um erro inicial na ordem de classificação, provocado pela aplicação dos critérios de desempate, gerou questionamentos entre dirigentes. Após conferência das notas pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, o resultado foi corrigido e oficialmente validado, mantendo a MUG na primeira colocação.
Com o novo título, a Mocidade Unida da Glória reforça sua posição entre as escolas mais vitoriosas do carnaval capixaba. A comemoração tomou conta da quadra e das ruas da Glória, em Vila Velha, fechando o ciclo da folia de 2026 no Espírito Santo.
