O Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu, vai criar uma escola para a formação de ceramistas voltada à população de baixa renda. A escola vai dar capacitação técnica na arte da cerâmica oriental contribuindo para o processo de desenvolvimento de um polo cerâmico na região.
O projeto será desenvolvido em três etapas: a primeira será a construção do espaço físico. A segunda, que demandará dois anos, será voltada para a capacitação e formação de professores e assistentes, atendendo prioritariamente 30 alunos bolsistas da região de Guatemala e arredores. A terceira consistirá na criação de uma cooperativa formada pelos alunos capacitados, proporcionando fonte de renda a partir de produtos com alto valor agregado.
A coordenação do projeto, uma parceria entre o Mosteiro Zen Morro da Vargem, a Prefeitura Municipal de Ibiraçu e a Associação Amigos da Justiça, será da ceramista Kimi Nii.
Mosteiro
O Mosteiro Zen Morro da Vargem, fundado em 1974, é o primeiro mosteiro budista da América Latina. Está localizado dentro de uma reserva da Mata Atlântica e desenvolve um robusto programa socioambiental voltado para escolas da rede pública, atendendo a mais de 10 mil alunos por ano. Além disso, são realizados retiros espirituais abertos a pessoas de variados credos, ou mesmo para aqueles que não seguem nenhuma tradição religiosa. Aos domingos, o mosteiro é aberto para visitação, das 8 às 12 horas.