
Um total de 220 solicitações foram feitas para substituir medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, conforme relatado pela BBC.
As medalhas, projetadas pelo joalheiro francês de luxo Chaumet, são incrustadas com um pedaço de ferro retirado da Torre Eiffel durante sua reforma no século XX. No entanto, a mergulhadora britânica Yasmin Harper, que ganhou a primeira medalha da Equipe GB nos Jogos, foi uma das atletas que notaram manchas em sua medalha.
Os organizadores de Paris 2024 afirmaram que todas as medalhas danificadas serão substituídas. A Casa da Moeda francesa (Monnaie de Paris) informou à AFP que recebeu 220 solicitações desse tipo, o que representa quatro por cento do total concedido.
“A Casa da Moeda francesa substituiu algumas delas e continua sua operação de substituição a pedido dos atletas”, disse a instituição em um comunicado.
Harper, que ganhou o bronze no trampolim sincronizado feminino de 3 m com a parceira Scarlett Mew Jensen, mencionou que notou “pequenos pedaços de manchas” em sua medalha. O skatista americano Nyjah Huston também criticou a qualidade de sua medalha, postando um vídeo do bronze que ele ganhou no skate de rua masculino, que parecia descolorido e lascado.
Um porta-voz do Paris 2024 afirmou que estão trabalhando em estreita colaboração com a Monnaie de Paris para entender a causa dos danos e prometeu que “as medalhas danificadas serão sistematicamente substituídas e gravadas de forma idêntica às originais”.