Lula e papa Leão XIV discutem combate à fome e justiça social no Vaticano

Foto: Vatican News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido na manhã desta segunda-feira (13) pelo papa Leão XIV, no Palácio Apostólico do Vaticano. O encontro, o primeiro entre os dois desde o início do pontificado em maio deste ano, durou cerca de 40 minutos e abordou temas como o combate à fome, a desigualdade global e o papel do Brasil nas políticas de segurança alimentar.

Segundo o Vaticano, a audiência ocorreu em “clima cordial e construtivo”, com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Em comunicado, a Santa Sé informou que o diálogo tratou de “questões sociais e humanitárias de relevância internacional”. Lula destacou que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da ONU em 2025, após reduzir o número de pessoas em insegurança alimentar severa para menos de 2,5% da população — índice reconhecido pela FAO.

Durante a conversa, o presidente convidou o pontífice para participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). Leão XIV agradeceu o convite, mas informou que não poderá comparecer devido às celebrações do Jubileu, comprometendo-se, no entanto, a enviar representantes do Vaticano. Lula afirmou que o papa “será muito bem recebido no Brasil” e o convidou para uma visita futura.

O encontro aconteceu no mesmo dia em que o presidente discursa no Fórum Mundial da Alimentação, em Roma. Lula embarca de volta ao Brasil na noite desta segunda-feira, levando na bagagem diplomática o apoio simbólico do Vaticano às ações brasileiras voltadas à segurança alimentar global.