Inscrições prorrogadas para o 35º Prêmio Ernesto Illy de qualidade sustentável do café

Image by Ahmed A.ghaffar from Pixabay

Os produtores de café do Brasil têm até o dia 26 de setembro de 2025 para se inscrever no 35º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. A iniciativa reconhece os melhores grãos de Coffea arabica produzidos no país, nos processos Natural, Descascado e Despolpado.

As amostras enviadas serão analisadas por especialistas nacionais e internacionais. A avaliação inclui aspectos físicos, como cor, peneira e teor de umidade, além da qualidade da bebida, medida por meio de degustação para espresso.

O prêmio é dividido em duas categorias. Na Nacional, serão escolhidos 40 finalistas, com premiação em dinheiro, diplomas e uma viagem internacional para os três primeiros colocados, que participarão do 11º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, em 2026. Já na Regional, os dois melhores cafeicultores de cada um dos dez Estados e Regiões produtores receberão destaque.

O calendário prevê a divulgação dos 40 finalistas em novembro de 2025 e a cerimônia de premiação em maio de 2026. Os produtores devem enviar suas amostras até 17 de outubro de 2025 para a Experimental Agrícola do Brasil Ltda, em São Paulo.

Promovido há 35 anos pela illycaffè, o prêmio reforça a conexão da empresa com a produção sustentável e a valorização da qualidade do café brasileiro, além de integrar produtores ao mercado internacional por meio do reconhecimento.