Imposto de Renda 2025: declaração pré-preenchida completa já está disponível; saiba como usar

Imagem de pikisuperstar no Freepik

Contribuintes podem enviar o documento pelo celular ou e-CAC a partir desta terça-feira (1º). Receita Federal planeja substituir programa tradicional por versão online em breve.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 agora conta com uma novidade que promete simplificar o processo. A declaração pré-preenchida, que estava parcialmente disponível desde o início do prazo, agora está completa e pode ser acessada a partir desta terça-feira (1º). Além disso, o envio pelo celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) também foi liberado.

O lançamento integral da ferramenta ocorreu após um atraso provocado pela greve dos auditores-fiscais da Receita Federal. Agora, os contribuintes têm acesso automático a informações como rendimentos, investimentos, imóveis, criptoativos, saldos bancários e até dados sobre saúde e previdência privada. Tudo isso facilita o preenchimento e ajuda a evitar erros.

Por que isso importa?

A declaração pré-preenchida não apenas acelera o processo, mas também dá prioridade no recebimento da restituição. Para quem busca agilidade, outra novidade é a possibilidade de usar o aplicativo Meu Imposto de Renda . Com ele, não será mais necessário baixar o programa gerador no computador. O site do e-CAC também foi atualizado para permitir o preenchimento e o envio totalmente on-line.

De acordo com José Carlos Fonseca, supervisor nacional do Imposto de Renda, a ideia é substituir o programa gerador tradicional (PGD) pela solução on-line. “Em algum momento vamos acabar com o PGD em prol dessa solução online, que é mais segura”, afirmou durante a apresentação das regras em março.

Como funciona na prática?

Na etapa inicial, a Receita disponibilizava apenas dados básicos, como os da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e informações sobre atividades imobiliárias e médicas. Agora, todos os campos estão disponíveis, incluindo detalhes sobre criptoativos, contas no exterior e doações realizadas no ano-calendário.

O Fisco alerta, no entanto, para a importância de conferir todas as informações antes de enviar a declaração. Caso haja divergências entre os dados fornecidos e os documentos pessoais, o contribuinte deve corrigir manualmente.

Prazo final e expectativas

O prazo para entrega vai até 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano, um aumento de quase 7% em relação a 2024. Quem deixar para última hora pode enfrentar instabilidades nos sistemas, então o ideal é se organizar com antecedência.