
Até domingo (07) Santa Maria de Jetibá realiza a 28ª Festa Pomerana, com muita música, boa gastronomia e manifestações culturais. A programação contará com concursos de príncipes e princesas, de vovôs e vovós, danças folclóricas, shows, bailes, desfiles e muito mais.
A programação desta quarta (03) terá eleição de Vovó e Vovô, Menininho e Menininha, Rainha e Princesas Pomeranas. Shows e exposições encerram a programação do segundo dia de festa.
Na quinta-feira (04) acontece a abertura oficial da 28ª Festa Pomerana com Sessão Solene na Câmara de Vereadores e shows. A programação de sexta-feira (05) começa na madrugada com alvorada pelas ruas da cidade, seguida de projetos culturais e shows.
No sábado (06) a animação continua. Atrações culturais vão agitar a cidade durante o dia e à noite. Concurso do lenhador e casamento tradicional pomerano, com quebras de pratos, serão algumas das atrações.
No domingo (07) também haverá atividades durante todo o dia, começando às 7h, com alvorada pelas ruas da cidade e desfile histórico na avenida principal, seguindo até a noite com diversos shows. O encerramento da 28ª Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá fica por conta da banda Amigos da Noite, que se apresenta às 22h, no palco principal.
Cultura Pomerana
Os pomeranos eram o povo da região entre a Alemanha e a Polônia. Entretanto, a Pomerânia deixou de ser habitada por eles após a 2ª Guerra Mundial, sendo assim, a maior parte da região incorporada à Polônia e uma pequena parte à Alemanha.
Mas o processo de imigração dos pomeranos começou antes, no século XIX, principalmente para o Brasil, os Estados Unidos e a Austrália. Procurando sempre regiões de montanhas, que pareciam mais com o clima europeu, no Brasil a imigração aconteceu para o interior do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O casamento tradicional pomerano ainda acontece no Espírito Santo, em uma relação de continuidade com o passado. As proclamações no culto religioso ocorrem cerca de um mês antes da oficialização da união, período em que iniciam os preparativos para a festa: construção do forno e galpões. Tudo é feito coletivamente por amigos, vizinhos e parentes.
O ritual do Quebra-Louça é um momento de barulho e agito. O quebrar das louças de porcelana significa espantar os maus olhares que possam prejudicar a vida matrimonial. Os noivos juntam os cacos em conjunto, simbolizando que as decisões na família serão tomadas por ambos.
Serviço
28ª Festa Pomerana Pomerfest de Santa Maria de Jetibá
Data: 02 a 07/05
Local: Santa Maria de Jetibá
Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela Rod. ES 080 e em seguida pela Rodovia ES 355, ao todo são 80 km.
Faça um comentário