Fafi oferece 357 vagas em oficinas gratuitas de teatro, dança e música em Vitória

FAFI

A partir de segunda-feira, 28 de julho de 2025, a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), em Vitória, abre inscrições para 357 vagas em oficinas gratuitas voltadas a pessoas a partir dos 7 anos de idade. O prazo termina na quarta-feira, 30 de julho, com matrícula presencial obrigatória nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

As atividades começam em 4 de agosto e serão oferecidas no Centro Histórico da capital capixaba. A sede fica na Av. Jerônimo Monteiro, 656.

Oficinas

ModalidadeVagasPúblico-alvoObservações
Música186a partir de 14 anosInclui violoncelo, contrabaixo, violão, ukulele, flauta doce, pandeiro, percussão corporal, técnica vocal e coros para várias faixas
Dança86a partir de 7 anosBallet infantil e adulto, jazz, dança contemporânea, afro e sênior
Teatro85a partir de 14 anosTécnica vocal para musical, canto e expressão dramática, leitura dramática

As audições são necessárias para técnicas vocais e dança contemporânea. Algumas modalidades pedem que o aluno leve o instrumento.

Inscrições e matrícula

  • Inscrições online (link exclusivo): 28 a 30 de julho
  • Entrega de documentos presencialmente: 31 de julho a 1º de agosto, das 8h às 17h
  • Início das aulas presenciais: 4 de agosto

A falta de comparecimento durante a matrícula implica a perda da vaga, que será cedida aos demais da lista de espera.

Contexto mais amplo

A Fafi é um importante polo de formação artística no Espírito Santo desde 1992. Localizada no histórico prédio projetado por Josef Pitlik, a escola reforçou sua missão cultural e educativa ao longo dos anos.

Em fevereiro deste ano, já havia sido anunciada a abertura de 585 vagas — entre cursos técnicos de dança e oficinas livres —, incluindo pela primeira vez aulas de interpretação e oratória.

Objetivos e impacto

O programa busca abrir espaços de acesso à arte e fortalecer habilidades criativas e expressivas. Conforme Fátima Burzlaff, gerente da Fafi, o projeto atende iniciantes e aprendizes avançados e favorece o reconhecimento de talentos por meio de audições.

Feira cultural e convivência

Com metodologias presenciais em ambiente histórico-cultural, as oficinas estimulam convivência e diálogo entre alunos, ampliando o impacto cultural na capital.