Espírito Santo ultrapassa 2 milhões de mudas plantadas na Mata Atlântica

O Espírito Santo atingiu a marca de 2 milhões de mudas nativas plantadas entre 2023 e agosto de 2025, consolidando sua posição nacional em recuperação da Mata Atlântica. O resultado envolve ações do governo estadual, prefeituras e setor privado, por meio do Programa Reflorestar, que recuperou 12 mil hectares de florestas, preservou outros 13 mil hectares e viabilizou o plantio acumulado de mais de 9,1 milhões de árvores.

Em abril de 2025, o Estado ficou em primeiro lugar no ranking nacional de recuperação de áreas degradadas, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre os municípios com maior volume de plantio estão Montanha, Pinheiros, Muniz Freire e Alegre.

O desmatamento no Estado caiu mais de 60% em 2024, de 362 hectares em 2023 para 137 hectares, segundo o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas Alerta. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) conduziu as ações de fiscalização e controle ambiental, e o levantamento indica que 99,9% das áreas desmatadas em 2024 estavam regularizadas.

O Programa Reflorestar atua há mais de 12 anos e inclui ações de restauração florestal e conservação de solo e água, como barraginhas, caixas secas, terraços e biodigestores.