
Dados do Censo Escolar 2024 mostram crescimento em todas as etapas de ensino; avanço nacional também é significativo.
O Espírito Santo registrou um salto nas matrículas em tempo integral entre 2022 e 2024, segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual de alunos na jornada ampliada subiu de 13% para 17,7% no estado, reflexo de políticas como o programa Escola em Tempo Integral, fruto de uma parceria entre Governo Federal, estados e municípios.
Avanços em todas as etapas de ensino
- Creches: As matrículas em tempo integral passaram de 21,9% para 27%.
- Pré-escola: O crescimento foi ainda maior, saindo de 4,7% para 8,5%.
- Ensino Fundamental (anos iniciais): Evoluiu de 7,1% para 10,4%.
- Ensino Fundamental (anos finais): Aumentou de 15,3% para 19%.
- Ensino Médio: Registrou o maior avanço, saltando de 23,6% para 33,7%.
Cenário Nacional
No Brasil, o percentual de matrículas em tempo integral também cresceu:
- Creches: De 56,8% para 59,7%.
- Pré-escola: De 12,1% para 15,6%.
- Ensino Fundamental: De 14,4% para 19,1%.
- Ensino Médio: De 20,4% para 24,2%.
No total, o país passou de 18,2% para 22,9% de alunos em jornada ampliada.
Programa Escola em Tempo Integral impulsiona crescimento
Lançado pelo Governo Federal, o programa já registrou 965 mil matrículas no ciclo 2023-2024, com mais 943 mil previstas para 2024-2025. A iniciativa elevou de 17% para 64% o número de estados e municípios com políticas de educação integral.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o sucesso da medida:
“Quando criamos o Escola em Tempo Integral, foi com base nos dados do Censo. O avanço é resultado de um esforço conjunto com estados e municípios para melhorar a educação básica.”
Santana também ressaltou o desempenho no Ensino Médio, onde o país já está próximo da meta do Plano Nacional de Educação (PNE): “Chegamos a quase 23%, e a meta era 25% até 2024. Agora, buscamos objetivos ainda mais ousados no novo PNE.”
Como funciona o programa?
O Escola em Tempo Integral promove jornadas de pelo menos 7 horas diárias (35h semanais), priorizando escolas em áreas vulneráveis. O MEC oferece apoio técnico e financeiro, alinhando as propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).