
Até o dia 5 de março, o acesso de veículos ao Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, será restrito. A medida visa reforçar a segurança dos visitantes durante o período de férias, quando o fluxo de pessoas no local aumenta significativamente, segundo a administração do santuário.
“Com a redução do trânsito de veículos, o espaço se torna mais seguro, especialmente para pedestres e crianças. Além disso, é uma forma de preservar o ambiente acolhedor que o Convento oferece”, explicou o guardião e reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck, acrescentando que a iniciativa busca oferecer uma experiência mais segura e organizada para os frequentadores.
Regras para acesso
Durante o período de restrição, o acesso ao Campinho será permitido apenas em situações específicas:
- Missas matinais: entrada liberada para os 50 primeiros veículos que chegarem para a missa das 7h (de segunda a sábado) e das 5h (aos domingos);
- Transporte especial: veículos que transportam cadeirantes poderão acessar o Campinho ao longo do dia;
- Transporte alternativo: visitantes terão à disposição vans e o “Trenzinho das Alegrias”, com bilhetes à venda no local. A ida e volta de van custam R$ 6, enquanto o trenzinho custa R$ 20.
Horários de funcionamento
O Convento da Penha também divulgou os horários de funcionamento para visitas, missas e confissões:
Segunda a sábado
- Visitação: 6h às 16h30
- Missas na Capela: 7h, 9h, 11h e 15h
- Confissões: 8h30 às 11h e 14h30 às 16h30
- Serviço de transporte: 6h às 17h
Domingo
- Visitação: 4h às 16h30
- Missas na Capela: 5h, 7h, 11h e 15h
- Missa no Campinho: 9h
A administração reforça que as mudanças buscam preservar o ambiente tranquilo do Convento e garantir a segurança de todos os visitantes.