
Relação abre nova esperança para quem sonha com a primeira habilitação no Espírito Santo
Imagine conquistar a tão sonhada carteira de motorista sem custo algum e mudar o rumo da sua vida profissional. Agora pense na emoção de ver seu nome na lista dos contemplados, depois de meses de espera e expectativa. Essa é a realidade de 1.125 novos candidatos do Espírito Santo, convocados como suplentes na primeira fase do programa CNH Social 2025. Clique aqui e consulte a lista.
Convocação
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) publicou nesta segunda-feira (07/07) a relação dos suplentes que, agora, têm a chance de garantir a habilitação de forma gratuita. A convocação preenche as vagas não ocupadas pelos selecionados na primeira chamada, ampliando as oportunidades para pessoas de baixa renda ingressarem no mercado de trabalho formal. Os contemplados devem realizar a matrícula exclusivamente no site do Detran-ES até o dia 17 de julho, sob pena de desclassificação e impedimento de participação nas próximas edições do programa por até três anos.
A abertura do processo deve ocorrer presencialmente na autoescola indicada, em até 15 dias após a matrícula online, e a biometria precisa ser feita em uma agência do Detran|ES em até 30 dias, sem necessidade de agendamento. O prazo total para conclusão da habilitação é de um ano. Caso o candidato não cumpra os prazos estabelecidos, além de perder o benefício, ficará impedido de participar do CNH Social por cinco anos.
Em 2025, o programa CNH Social oferta 7 mil vagas, divididas em duas fases, contemplando a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), adição de categorias e até mudança para categorias D e E, voltadas a vans, ônibus, caminhões e carretas. O objetivo central é promover inclusão social e ampliar as chances de acesso ao mercado de trabalho, valorizando a qualificação profissional para quem mais precisa.
A seleção dos candidatos ocorre de forma eletrônica, com base nas informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), assegurando transparência e justiça no processo. Segundo o Detran-ES, os suplentes foram chamados em ordem de classificação para garantir o aproveitamento máximo das vagas, em um esforço conjunto para transformar vidas por meio da mobilidade e do acesso gratuito à CNH.