Cais das Artes: obra que se arrasta há 15 anos tem previsão de conclusão em 2026

A novela da construção do Cais das Artes, em Vitória, está próxima do fim. Após 15 anos de marchas e contramarchas, a previsão é que o complexo cultural seja finalizado em 2026, com um investimento de mais de R$ 150 milhões. O museu, parte do empreendimento, deve ser concluído até janeiro do próximo ano. As obras estão sob a responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Na manhã desta quinta-feira (3), o governador Renato Casagrande realizou uma visita técnica ao local, acompanhado de engenheiros e técnicos. Durante a inspeção, ele destacou os desafios enfrentados para retomar as obras, paralisadas diversas vezes desde o lançamento do projeto, em 2010. “A obra enfrentou problemas com a empresa contratada, que abandonou a construção. Depois, houve outra paralisação por falta de continuidade do governo seguinte. Quando reassumi em 2019, iniciamos a retomada, mas a questão foi parar na Justiça. O acordo com o consórcio responsável só foi homologado em julho de 2023”, explicou Casagrande.

O Cais das Artes será um marco para a cultura e o turismo no Espírito Santo. O projeto inclui um teatro, salas de exposições, um museu, cafeteria, restaurante e espaços de lazer. A expectativa é que o equipamento coloque o estado na rota de grandes eventos culturais e turísticos, tanto nacionais quanto internacionais.

Obras em andamento

Atualmente, as equipes trabalham na recuperação de estruturas metálicas, impermeabilização e instalação de dutos de ar. Entre as próximas etapas, estão a instalação de painéis pré-moldados na rampa do museu e a concretagem do piso do teatro. Outros avanços incluem consultorias especializadas para sistemas de iluminação, áudio, vídeo e cenotecnia.

No teatro, já foram finalizadas as alvenarias, sanitários e bar, além da concretagem do piso. O museu recebeu impermeabilização no piso de concreto e teve concluídos os serviços de climatização e compartimentação vertical. As próximas intervenções incluem instalação elétrica, piso de escadas, revestimentos e recuperação da passarela do edifício anexo.

“A conclusão do Cais das Artes será um marco para a cultura capixaba e nacional. Esse espaço permitirá ao Espírito Santo sediar espetáculos de grande porte, fortalecendo a cena cultural e turística do estado”, destacou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Histórico do projeto

Idealizado no início dos anos 2000, o Cais das Artes foi concebido como um dos mais ambiciosos projetos culturais do Espírito Santo. O conceito original previa um espaço de referência nacional para exposições, espetáculos e manifestações artísticas de diversas linguagens. O projeto arquitetônico foi assinado por Paulo Mendes da Rocha, renomado arquiteto brasileiro e vencedor do Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura.

Com linhas modernas e estrutura arrojada, o Cais das Artes foi pensado para integrar cultura e paisagem, aproveitando sua localização privilegiada na Enseada do Suá. O complexo conta com um teatro de grande porte, um museu, salas de exposições, cafeteria, restaurante e áreas de convivência, tornando-se um marco arquitetônico e turístico para a cidade de Vitória.

As obras tiveram início em 2010, mas foram interrompidas diversas vezes devido a problemas com a empresa contratada, impasses burocráticos e mudanças de governo. A paralisação mais longa ocorreu quando o projeto foi judicializado, impedindo o avanço das construções. Após um acordo firmado entre o governo estadual e o consórcio responsável, homologado em julho de 2023, os trabalhos foram retomados.