A primeira semana útil de fevereiro de 2026 começou com um volume expressivo de oportunidades de trabalho formal nos municípios do Espírito Santo. A movimentação é impulsionada principalmente pela retomada da Blitz do Emprego no Terminal de Laranjeiras, na Serra, e pelas listas de vagas disponíveis nos sistemas municipais de emprego em cidades como Vila Velha e Linhares — além de processos seletivos que surgem em outras localidades como Colatina.
Serra abre agenda de 2026 com mais de 1,3 mil vagas
No dia 10 de fevereiro, a Blitz do Emprego inicia agenda de 2026 com mais de 1,3 mil vagas na Serra levou ao Terminal de Laranjeiras 1.306 vagas focadas em trabalho formal. Essa ação marcou o início das atividades do Sine Móvel neste ano, com atendimento voltado à população em busca de recolocação profissional e orientação sobre Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego.
As oportunidades abrangem diferentes perfis e níveis de escolaridade — do ensino fundamental ao superior — e incluem cargos como açougueiro, ajudante de cozinha, auxiliar administrativo (com vagas exclusivas para pessoas com deficiência), pedreiro e repositor de mercadorias.
Segundo a Prefeitura da Serra, além das vagas presencialmente ofertadas, outras oportunidades podem ser consultadas no portal Serra Mais Emprego.
Vila Velha: mais de 500 vagas disponíveis no Sine
No município de Vila Velha (ES), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Sine Municipal, iniciou a semana de trabalho com 528 vagas de emprego com carteira assinada ofertadas em diversas áreas do mercado formal.
Entre as funções estão vagas para atendente de lanchonete, auxiliar de limpeza, operador de caixa, motorista de caminhão, carpinteiro, técnico em segurança do trabalho e vendedor de comércio varejista — entre outras oportunidades.
O atendimento presencial ocorre no Sine, no subsolo do Boulevard Shopping, em Itaparica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exigência de documentos pessoais e currículo (quando disponível).
Linhares começa a semana com 154 oportunidades
Em Linhares, o Sine local abriu a semana oferecendo 154 vagas de emprego com carteira assinada, com postos distribuídos entre diversas funções e exigências de experiência.
Entre os cargos estão auxiliar de logística, auxiliar de produção, auxiliar de limpeza, pintor industrial, operador de máquina costa e vendedor interno — funções que abrangem desde perfis em início de carreira até postos com experiência técnica.
O atendimento é feito presencialmente na agência do Sine, no Center Norte Conceição, das 8h às 13h, mediante apresentação de CPF, RG, Carteira de Trabalho (CTPS) e comprovante de residência.
Concursos e seletivos em Colatina
Em Colatina, a empresa de saneamento Sanear abriu um processo seletivo para o cargo de ajudante de serviço público, com remuneração e jornada estabelecidas no edital municipal publicado no início de fevereiro.
Esse tipo de seleção, embora pontual, adiciona ao conjunto de oportunidades formais regionais e pode ser uma alternativa para quem busca estabilidade em serviços públicos.
Contexto mais amplo no Espírito Santo
Somado às ações municipais, os dados mais recentes indicam que o Espírito Santo tem mais de 5.200 vagas de emprego formal disponíveis nesta segunda-feira (9) em diversos setores da economia, incluindo construção civil, comércio e serviços.
Esse cenário sugere que, para quem busca recolocação profissional ou dar os primeiros passos no mercado de trabalho, a combinação de feiras de emprego, vagas nos Sines municipais e seletivos públicos amplia as chances de encontrar oportunidades compatíveis com diferentes perfis.
