Senac oferece 460 vagas em cursos gratuitos no Sul do ES; veja as opções e como se inscrever
Capacitações em Atílio Vivácqua abrangem inteligência artificial, informática, marketing digital, comunicação e atendimento ao cliente. Inscrições são realizadas na unidade móvel do Senac.
Moradores de Atílio Vivácqua, no Sul do Espírito Santo, têm a oportunidade de participar de cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES), em parceria com a prefeitura do município. Ao todo, são 460 vagas distribuídas em 17 cursos e 23 turmas, com opções voltadas a diferentes faixas etárias e áreas de atuação.
As aulas serão realizadas entre 20 de outubro e 27 de novembro de 2026, na Unidade Móvel de Tecnologia e Gestão do Senac-ES, instalada no Centro Cultural e Esportivo Scarpão, antigo Parque de Exposições, no bairro Niterói. O local também será utilizado para as inscrições.
A programação contempla áreas como informática, marketing, comunicação, comércio e saúde, com atividades nos períodos da manhã, da tarde e da noite. A proposta é ampliar o acesso à qualificação e oferecer conhecimentos que possam contribuir tanto para a entrada no mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento de habilidades profissionais.
Cursos gratuitos atendem crianças, jovens e adultos
Entre os destaques estão as formações em inteligência artificial, marketing digital, liderança e oratória, além de atividades voltadas à inclusão digital. A programação também contempla públicos específicos, como crianças, adolescentes e pessoas com mais de 50 anos.
O curso de Informática Kids será destinado a participantes de 8 a 14 anos, enquanto Tecnologias Teens atenderá jovens de 12 a 17 anos. Já Informática Básica com Internet para a Maturidade foi planejado para pessoas com 50 anos ou mais. Também haverá aulas de Inglês Kids 1, para crianças de 9 a 12 anos.
Para quem busca aprimorar o currículo e as habilidades profissionais, a lista inclui elaboração de currículo e comportamento em entrevistas, atendimento ao cliente, liderança, comunicação estratégica e técnicas de apresentação. A programação também prevê atividades introdutórias sobre inteligência artificial e criação de mídias com essa tecnologia.
Confira a lista de cursos, datas e horários
As atividades têm duração e requisitos específicos. Por isso, é importante conferir a programação antes de procurar a unidade para fazer a inscrição.
| Curso | Data e horário | Idade mínima |
|---|---|---|
| Informática Básica com Internet para a Maturidade | 20 a 22/10, das 7h às 12h | 50 anos |
| Noções de Primeiros Socorros | 20/10, das 14h às 15h; e 26/11, das 18h às 22h | 16 anos |
| Comunicação Estratégica: Desenvolvendo e Expressando | 20/10, das 19h às 21h | 18 anos |
| Elaboração de Currículo e Comportamento em Entrevista | 21/10, das 14h às 16h | 12 anos |
| Educação Financeira: Saiba como Administrar seus Próprios Gastos | 21/10, das 19h às 21h | Não informada |
| Inteligência Artificial na Prática: Primeiros Contatos | 22/10, das 14h às 17h e das 18h às 21h | 18 anos |
| Oratória: Comunicação e Técnicas de Apresentação | 26/10 a 6/11, das 14h às 19h | 16 anos |
| Informática Kids | 3 a 6/11, das 13h30 às 17h30; e 9 a 12/11, das 8h às 12h | 8 anos |
| Mídias Criativas com Inteligência Artificial | 9 a 13/11, das 18h às 22h | 15 anos |
| Inglês Kids 1 | 16 a 19/11 e 23 a 26/11, das 13h às 17h | 9 anos |
| Tecnologias Teens | 16 a 19/11, das 8h às 12h | 12 anos |
| Atendimento ao Cliente: A Qualidade nos Serviços Prestados | 17/11, das 19h às 21h | 14 anos |
| A Importância do Marketing Digital para o Comércio: Como Acelerar o Seu Negócio | 18/11, das 18h às 19h; e 25/11, das 19h às 21h | 14 anos |
| Comunicação Estratégica: Desenvolvendo e Expressando Conceitos e Ideias | 19 a 26/11, das 18h às 19h | 18 anos |
| Liderança: Como Gerenciar Pessoas? | 23 e 24/11, das 18h às 22h | 16 anos |
| Inspira e Respira | 26/11, das 8h às 12h | Não informada |
| Visita Guiada – Unidade Móvel de Tecnologia e Gestão | 23/10 e 27/11, das 14h às 19h | 14 anos |
Onde fazer a inscrição
Os interessados devem procurar a Unidade Móvel de Tecnologia e Gestão do Senac-ES, instalada no Centro Cultural e Esportivo Scarpão, antigo Parque de Exposições, no bairro Niterói, em Atílio Vivácqua.
Segundo as informações divulgadas pelo Senac-ES, as inscrições serão realizadas no próprio local das atividades. Como a oferta está distribuída em diferentes turmas, é recomendável confirmar a disponibilidade de vagas, os requisitos de participação e os horários diretamente com a equipe responsável antes de se deslocar.
A iniciativa reúne oportunidades para quem deseja desenvolver competências digitais, aprimorar a comunicação, conhecer ferramentas de inteligência artificial ou adquirir conhecimentos úteis para o cotidiano e o ambiente profissional.



